Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / RESULTADO POSITIVO

10 de Janeiro de 2022 14h52

Programa Cata-treco tem aumento de 108% no número de atendimentos em cinco anos de atuação

10/01/2022

BRUNO VICENTE

Gustavo Duarte

Arquivo

Criado há cinco anos pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, o programa Cata-treco se consolidou como uma das principais ações de limpeza desenvolvidas em Cuiabá. Sob a coordenação da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), a iniciativa apresenta um constante crescimento na quantidade de atendimentos e fechou o ano de 2021 com 313 bairros alcançados.

O número representa um aumento de mais de 108% em relação ao primeiro ano de atuação, que foi encerrado com cerca de 150 comunidades contempladas. Ainda conforme levantamento da Limpurb, em 2018, a atividade foi levada para 170, subindo para 250 no ano 2018, e chegando a 302 em 2020, mesmo com o início da pandemia da Covid-19. Os dados comprovam o sucesso na adesão popular ao programa.

“Quando assumimos a Prefeitura notamos a necessidade de criar algo que tornasse mais fácil à população fazer o descarte de móveis velhos. Nem todo mundo tem condições de levar esses objetos até os locais corretos ou pagar um frete para isso. Então, lançamos o Cata-treco, compramos novos caminhões, investimos na criação de equipes específicas para esse trabalho e hoje estamos tendo um grande resultado positivo”, explica o prefeito Emanuel Pinheiro.

De acordo com o diretor-presidente da Limpurb, Vanderlúcio Rodrigues, o Cata-treco é responsável por recolher e dar a destinação correta à média diária de cinco toneladas de materiais inservíveis como sofás, camas, geladeiras, portas, janelas, entre outros. Ele destaca ainda que o trabalho é uma das ferramentas que têm ajudado a diminuir o número de áreas utilizadas como pontos de despejo ilegal de lixo.

Para conseguir atender durante o ano todos os bairros da cidade, a Limpurb elabora um cronograma semanal com base nas solicitações recebidas por meio do WhatsApp (65) 99243-6502 e pelo telefone (65) 3645-5518. Além disso, são levados em consideração os pedidos formalizado pelos presidentes das Associações de Moradores de cada comunidade e indicações dos vereadores.

“No período de 2017 a 2011, a Prefeitura conseguiu reduzir de 300 para aproximadamente 38 o número de bolsões de lixo. Dentro desse trabalho, o Cata-treco tem uma importante participação, pois ele evita que o morador descarte esses objetos em qualquer lugar. É evidente o avanço alcançado, mas ainda precisamos continuar com esse mesmo empenho, melhorando a qualidade de vida do cidadão”, pontua Vanderlúcio.