Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / POR RESPEITO

23 de Abril de 2021 10h50

Prefeito entrega reforma da praça do 'Cai-Cai' e presta homenagem aos Voluntários da Pátria e heróis cuiabanos

23/04/2021

FERNANDA LEITE

Davi Valle

Arquivo
O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro e o vice, José Roberto Stopa, entregaram na noite dessa quinta-feira (22) a nova praça Manoel Murtinho - popularmente conhecida como 'Cai-Cai'. A obra está localizada na avenida São Sebastião, altura do bairro Popular. 
 
A praça homenageia os 'Voluntários da Pátria' e heróis cuiabanos que perderam a vida na Guerra do Paraguai e as vítimas  da epidemia da varíola de 1867. Cerca de 6 mil  foram enterrados no Cemitério de Nossa Senhora do Carmo, que é todo o entorno da praça. "Este local representa a cultura e história da população de Cuiabá. É um resgate da nossa história. Aqui poderá virar um ponto turístico e irei solicitar à pasta de Turismo, [Oscarlino Alves] para que possamos colocar em prática essa ídeia", citou o prefeito.
 
Alberto Feguri, foi quem apresentou o projeto ao prefeito em 2018. Ele lembra que o monumento será para resgatar a história dos soldados que lutaram na Guerra. "Os soldados cuiabanos, que retornaram de Corumbá- MS-  em 1867 - comandado por Antônio Maria Coelho, eram cuiabanos, e eles, vieram com os prisioneiros paraguaios contaminados pela varíola. Morreu muita gente. Esse cemitério foi construído por Couto Magalhães. E se chama Cai-Cai porque as pessoas foram jogadas aqui e houve muitas mortes. Aqui tem uma capela que as pessoas oram até hoje. Isso  é muito importante para a cidadania, para a população conhecer a sua história", relatou.
 
Presidente do Rotary Club Cuiabá Cidade Verde, Tulio Cesar Zago também reforça  a importância da preservação da história do local.  "Estamos felizes e os cuiabanos poderão conhecer um pouco dessa história.  Nessa placa tem nomes de alguns  desses bravos guerreiros que serão lembrados para sempre", comentou. 
 
Para o vice, Stopa a revitalização da praça significa respeito e resgate da história da Capital. "Qualquer gestão tem que pensar no passado para planejar o futuro e respeitar aquele que contribui para o desenvolvimento da nossa terra. E hoje entregamos ela reformada em respeito a população cuiabana", destaca ele. 
 
O diretor-presidente da Limpurb, Vanderlúcio Rodrigues, lembra que a gestão Emanuel Pinheiro entregará neste primeiro semestre aproximadamente 15 praças." Já entregamos cinco e semana que vem, entregaremos a Praça da  República e  posteriormente no CPA III setor II. Essa  praça do Cai-Cai representa o resgate da nossa história. Foram soldados heróis que lutaram  pelo nosso território", destacou. 
 
Também participaram do ato simbólico de inauguração, o secretário de Governo  Luiz Claudio, o vereador Mauro Nadaf e demais membros do Rotary Cuiabá. A praça tem parque para crianças, lâmpadas de led, além de academia ao ar livre.