Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / TOTALMENTE REFORMADA

09 de Agosto de 2022 15h19

Nova Central Funerária é inaugurada e oferta estrutura mais confortável e digna à população

09/08/2022

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

A Prefeitura de Cuiabá entregou na manhã desta terça-feira (09) a sede da Central Municipal de Serviços Funerários “Cristiano Garcia” completamente reformada. Agora, a população e servidores contam com uma estrutura moderna e confortável, graças à intervenção feita por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro e coordenada pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb).

O projeto foi elaborado e executado pela própria empresa pública e englobou ações que promoveram a reestruturação total do local.  Entre elas estão: recuperação da cobertura; readequação do espaço interno; reforma dos banheiros; climatização; modernização de todo sistema elétrico e de iluminação; substituição das portas, forro, mobiliários; pintura interna e externa e instalação de uma nova fachada.

O diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite, destacou que desde quando foi inaugurada, em 2001, a sede da Central Municipal de Serviços Funerários nunca passou por qualquer tipo de reforma, recebendo apenas reparos emergenciais. Segundo ele, o local é de extrema importância para população, pois é onde estão concentrados todos os procedimentos necessários para o sepultamento de um ente querido.

“Todas as pessoas passam pelo local naquele que é talvez o pior momento da vida, que é quando se perde alguém que ama muito. Sendo de baixa renda ou não, todos nós um dia precisaremos de um desses serviços. Então, é um local extremamente importante, que deve ser humanizado. Por isso, ele determinou que fosse feita essa reforma, para que esse espaço possa ofertar mais dignidade e conforto”, disse Júnior.

Representando o prefeito Emanuel Pinheiro, o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, participou da solenidade de entrega e enfatizou também o trabalho que é realizado pelos servidores que atuam no espaço. Stopa lembrou que, além da aptidão para desenvolver as funções, a equipe de atendimento precisa ser sensível e compreensível, mesmo diante de situações desconfortáveis.

“As pessoas vêm aqui no momento de maior tristeza. E nós precisamos reconhecer a sensibilidade dos nossos servidores. Às vezes, o cidadão perdeu um filho, a mãe, o pai, e chega estressado, nervoso. Nesse momento, cabe à equipe ter a sensibilidade de ouvir, de tratar bem, às vezes até de absorver alguma frase mais impensada. Então eu quero agradecer muito a esses servidores, que fazem a diferença”, pontuou o vice-prefeito.

A solenidade contou ainda com a participação dos secretários municipais de Governo, Luis Claudio, de Ordem Pública, Leovaldo Sales, de Habitação e Regularização Fundiária, Leonardo Leão, e do gerente da Central Municipal de Serviços Funerários, José Vital Monteiro Maciel Filho.