Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / CONTINUIDADE

14 de Janeiro de 2022 09h05

Limpurb substitui lâmpadas antigas da Avenida Senador Filinto Muller por luminárias de LED

14/01/2022

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Arquivo

Dando sequência ao processo de modernização do sistema de iluminação da Capital, a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) esta realizando a substituição das lâmpadas antigas da Avenida Senador Filinto Muller por luminárias de LED. O trabalho é realizado por meio de uma parceria formalizada entre a Prefeitura de Cuiabá e a concessionária Energisa.

O trabalho foi iniciado nesta quinta-feira (13) e deve ser concluído já na sexta-feira (14). No total, a parceria entre o Município e a empresa de fornecimento de energia estabelece a instalação ao logo da via de ao menos 83 luminárias de 150 watts de potência. O modelo de equipamento escolhido para o local possui uma expectativa de funcionamento de, no mínimo, 70 mil horas, dispensando a manutenção de seus componentes.

“Estamos trocando um equipamento defasado por um moderno, que possui um tempo de vida útil extremamente elevado. Isso, além de economizar tempo, também reflete diretamente no orçamento, já que há comprovadamente uma economia com trocas e manutenções. Construímos essa parceria com a Energisa, a pedido do prefeito Emanuel Pinheiro, e que ganha é a população”, explica o diretor-presidente da Limpurb, Vanderlúcio Rodrigues.

Além de vantagens como eficiência elevada na claridade do ambiente, economicidade durante o funcionamento, e durabilidade maior em relação aos modelos incandescentes e fluorescentes, a instalação das lâmpadas de LED também atende a política de sustentabilidade, defendida pelo prefeito Emanuel Pinheiro. Por não possuir substâncias tóxicas em sua composição, elas não emitem poluentes e também podem ser recicladas.

Esse trabalho vem evoluindo, gradativamente, na atual gestão do Município e, em 2021, alcançou a importante marca de aproximadamente 9,5 mil luminárias instaladas nas vias da cidade. O número representa cerca de 10,5% do total de lâmpadas do parque de iluminação pública de Cuiabá, que é composto por mais de 90 mil. Além das grandes avenidas, os bairros mais afastados da região central também começaram receber esse benefício.

“A gestão Emanuel Pinheiro e Stopa, com toda certeza, ficará marcada na história como uma das mais preocupadas em cuidar do nosso meio ambiente. Isso já está consolidado nas ações de limpeza e, agora, também está avançando com a melhoria no sistema de iluminação pública. As lâmpadas de LED são econômicas e, acima de tuto, mais sustentáveis”, finaliza o adjunto de Serviços Urbanos, Anderson Matos. 

Leia mais:

Instalação de iluminação de LED avança na gestão Emanuel Pinheiro e alcança grandes avenidas e bairros de Cuiabá