Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / CUIABÁ CIDADA VERDE

23 de Maio de 2022 10h51

Limpurb realiza plantio de 400 árvores nativas em nova via da cidade

23/05/2022

CAROLINA MIRANDA

Davi Valle

Arquivo

Mais 400 árvores nativas foram plantadas nesse sábado (21) ao longo da avenida que está em construção na região Leste de Cuiabá. A ação foi realizada pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb),  em parceria com o projeto Verde Novo,  realizado pelo Poder Judiciário de Mato Grosso por intermédio do Juizado Volante Ambiental (Juvam) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), prevê a arborização de todas as regiões resgatando o título de ‘Cidade Verde’.

Com uma extensão de 2 km, ao todo a via irá receber mil mudas de árvores nativas, ao longo da semana. A obra está prevista para ser entregue no dia 6 de junho.

As secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável e Obras Públicas também estão envolvidas no projeto. 

“É um projeto extremamente importante para nossa cidade, não só pelo embelezamento, mas, principalmente pelo clima, extremamente quente. As pessoas até brincam que Cuiabá tem um sol para cada pessoa, então temos também que plantar uma árvore para cada cidadão. Todas as pequenas, médias e grandes obras receberão mudas de árvores, a fim de devolver o título que nos foi tirado, que é da capital mais arborizada do Brasil, a nossa linda e amada cidade verde”, disse o diretor-geral da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos, Júnior Leite.

A via está em fase final de obra e será um corredor de mobilidade urbana responsável por ligar a Avenida B (fundos do Tia Nair) e a Rua Martin Pescador, no Residencial Maria de Lourdes.

“O prefeito Emanuel Pinheiro nos passou a determinação de que isso seja feito o quanto antes, principalmente nessas pequenas e médias obras que estão previstas para serem entregues nos próximos dias. Agora, além da pavimentação, reordenamento, mobilidade, iluminação em Led, esses locais contarão com arborização adequada para que sejam entregues obras definitivamente completas”, acrescentou Júnior leite.

Estão sendo plantadas uma diversidade de mudas, entre Ipês amarelos, rosas, brancos e roxos, bem como pata de vaca, dentre outras.

O ambientalista e coordenador de arborização urbana da Limpurb, Abel Nascimento, explica que, as espécies plantas são resistentes ao sol, devido ao clima quente da capital. “Precisamos mudar nossos comportamentos e hábitos para que nosso meio ambiente seja preservado e possamos viver em harmonia com a natureza”, completa Abel.

O assessor do Juizado Volante de Cuiabá e coordenador do projeto Verde Novo, Sérgio Rezende, lembra que o projeto só existe em razão de um termo de cooperação técnica firmado com a Prefeitura de Cuiabá. “Somos sempre parceiros do município em projetos que pretendem melhorar a qualidade de vida, aumentar os níveis da umidade relativa do ar, tentar reduzir um pouco mais a temperatura a fim de transformar a cidade mais agradável por meio da arborização urbana”, destacou Sérgio.

Além dos trabalhadores da Limpurb, 40 (quarenta) servidores do IBGE contribuíram com a ação de plantio das mudas. “Essa foi a forma que nós do IBGE encontramos para agradecer a gestão municipal, sempre disposta a nos atender e fornecer as informações necessárias para elaboração do censo demográfico, que além da contagem da população atual, será feito o mapeamento da arborização em toda cidade”, agradeceu a chefe da unidade estadual do IBGE, Milani Chaves.

Desde 2017, a gestão Emanuel Pinheiro desenvolve um planejamento contínuo de arborização dos espaços públicos da cidade. Neste período, mais de 145 mil mudas foram plantadas ou entregues à população, em parceria com o Projeto Verde Novo, coordenado pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam). Além disso, Cuiabá tem retomado o título de Cidade Verde por meio da arborização das mais de 150 praças construídas nos últimos quatro anos.