Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / BALANÇO POSITIVO

06 de Janeiro de 2022 06h20

Limpurb fecha o ano de 2021 com média mensal de 608 procedimentos de poda e corte de árvores

06/01/2022

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) encerrou o ano de 2021 com uma média mensal de 608 procedimentos poda ou corte de árvores, somando as atuações das quatro equipes disponíveis para essas atividades. O número é considerado extremamente positivo pelo órgão vinculado à Prefeitura de Cuiabá, principalmente ao levar em consideração o contexto pandêmico ainda existente nos dias atuais.

“Em 2022, continuaremos aplicando mesma disposição para atender a população. Desde o início da pandemia da Covid-19, nosso setor não parou. Por isso, em nome do prefeito Emanuel Pinheiro, do vice José Roberto Stopa, do diretor-presidente da Limpurb, Vanderlúcio Rodigues, e do adjunto Anderson Matos, agradeço o empenho de todos os nossos servidores”, comenta o coordenador técnico de limpeza urbana, Valmir Molina.

De acordo com ele, o serviço está dividido em quatro etapas, sendo elas: o recebimento da solicitação, a vistoria, a obtenção da autorização para execução do procedimento (no caso de corte), a operação e, por fim, o descarte correto do material. Segundo Molina, para que todas essas fases sejam cumpridas com eficácia, os servidores participam, periodicamente, de cursos de capacitação.

Conforme a Limpurb, todos os trabalhos prestados nessa área são norteados pelas diretrizes contidas na Lei Complementar 004/92 e também no Decreto nº 5.144/2012. “São atividades que precisam ter todo cuidado e qualificação para realizar, pois contribuem para o desenvolvimento saudável da árvore, garantindo um crescimento harmonioso com a cidade e seguro para o cidadão”, explica o diretor-presidente da Limpurb, Vanderlúcio Rodrigues.

O coordenador relata ainda que Cuiabá possui muitas árvores com estrutura condenada e, em alguns casos, espécie inadequadas ao local onde foram plantadas. Nessas situações, o corte é o procedimento mais adequado é o de remoção da árvore. Tanto para a poda e corte, em espaços e vias públicas, a população pode solicitar os serviços por meio dos telefones (65) 3645-5500 ou (65) 3645-5511.

“As árvores trazem grandes benefícios para o cidadão, mas precisam receber esses cuidados. Por isso, executamos a remoção de galhos podres e enfermos, redução de copa. São priorizadas as árvores condenadas ou que representam risco de causar danos humanos ou materiais. Quando há interferência na rede elétrica, a concessionária de energia deve ser acionada e, em casos de urgência, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil”, finaliza Molina.