Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / COLETA SELETIVA

27 de Julho de 2022 10h10

Limpurb e cooperativas de reciclagem alinham atuação para criação de 12 ecopontos em Cuiabá

27/07/2022

BRUNO VICENTE

Assessoria/Limpurb

Arquivo

Com a primeira fase da coleta seletiva iniciada neste mês, a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) já trabalha para que a segunda etapa do programa também entre em funcionamento até o fim de setembro deste ano. Na última semana, o diretor-geral do órgão municipal, Júnior Leite, se reuniu com representantes de quatro cooperativas de reciclagem para alinhar os próximos passos a serem dados.

De acordo com o planejamento da Limpurb, a próxima fase consiste na implantação de 12 ecopontos, que servirão como mais uma opção à população para o descarte correto de resíduos. Neste momento, a atuação consiste no mapeamento de locais que possam receber estrutura nas quatro regiões da cidade e também na busca de parcerias de empresas privadas que desejam colaborar com a iniciativa.

“Nosso desejo é que até a primeira quinzena de agosto estejamos com os 12 locais definidos. A partir disso, poderemos dar a ordem de serviço para a montagem da estrutura móvel, mas que atenda a necessidade por completo. Por isso, todo esse programa é construído com total participação das cooperativas que, há muito tempo, vêm ajudando Cuiabá com esse trabalho e têm experiência nesta área”, explica o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite.

Os 12 ecopontos serão montados pelo próprio Município e administrados em parceria com as cooperativas Coopemar, CooperUnião, Acamarc e Corepan. Cada entidade atua na coleta seletiva de uma região e ficará responsável por ajudar a gerir três estruturas.  “Estamos desenvolvendo um programa que une a sustentabilidade com a inclusão social de milhares de trabalhadores que fazem da coleta seletiva sua principal fonte de renda”, pontua Júnior.

COLETA SELETIVA

Coordenado pela empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), a efetivação da coleta seletiva está dividida em três fases e todas elas executadas em parceria com cooperativas de reciclagem cadastradas na Prefeitura de Cuiabá. A primeira está valendo desde o início de julho, a partir da entrega de quatro caminhões e novas equipes que irão fortalecer a atuação nas rotas já atendidas pelas cooperativas.

A segunda fase desse programa está prevista para começar até o mês de setembro, com a criação de 12 ecopontos, sendo três em cada uma das regiões. Já o último estágio deve ser colocado em prática ainda neste ano e consiste na ampliação gradativa da coleta seletiva domiciliar, incluindo de forma coordenada todos os bairros da cidade que já são atendidos pela coleta convencional de lixo.