Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / TRABALHO PREVENTIVO

06 de Janeiro de 2021 07h00

Higienização de espaços públicos com borrifadores atinge média de 40 ações por semana

06/01/2021

BRUNO VICENTE

Davi Valle

Iniciada por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro em março de 2020, o trabalho de higienização dos espaços públicos continua sendo realizado pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb). A iniciativa foi adotada como uma das medidas de combate à proliferação do novo coronavírus (Covid-19) na Capital. De acordo com a Limpurb, uma média de 40 ações é realizada por semana.

“Todos os dias as equipes são direcionadas para um local diferente, sendo que o nosso maior foco de atendimento são aqueles considerados de grande circulação de pessoas. É uma iniciativa que ajuda muito. Porém, é válido destacar que, enquanto não temos vacina disponível, a maior forma de prevenção continua sendo o isolamento social”, explica o prefeito Emanuel Pinheiro.

A operação conta com seis borrifadores costais e o empenho de duas equipes de operadores de limpeza pública. Diariamente, os servidores atuam na desinfecção dos prédios dos órgãos públicos dos Municípios, unidades de saúde, unidades educacionais, praças e parques, além de pontos e estações de ônibus. O cronograma de trabalho é montado com base nos relatórios técnicos, que apontam os locais apontados com maior incidência do vírus.

A higienização desses espaços é feita com uma mistura de mistura de água e hipoclorito de sódio que, além de considerada eficaz no combate ao vírus, não oferece nenhum tipo de risco ao trabalhador que a manuseia. Somado a isso, para garantir a segurança dos servidores, são fornecidos todos os equipamentos de proteção necessários como luvas, botas, máscaras e avental.

“Essa foi uma preocupação que tivemos ao implantar essa ação. Não adianta nada combatermos a Covid-19, mas colocar o nosso servidor em risco. Precisamos garantir que ele conseguirá desenvolver esse importante trabalho para a população sem sofrer qualquer tipo de prejuízo em sua saúde”, pontua o chefe do Executivo municipal.