Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / CAPACITAÇÃO

14 de Julho de 2022 06h00

Equipe de fiscalização da Limpurb recebe treinamento de pilotagem ofertado pela Companhia Raio da PM

14/07/2022

BRUNO VICENTE

Jose Ferreira

A equipe de fiscalização da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) participou do curso de motopatrulhamento tático ofertado pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT). A atividade foi realizada na semana passada e contou com aulas teóricas e práticas sobre técnicas de pilotagem que podem ajudar os servidores a diminuir os riscos de acidentes durante o exercício da função.

“Nosso diretor-geral Júnior Leite tem liderado uma programação de melhorias nas condições de trabalho dos servidores da Limpurb. Esse processo é estendido para todos os setores, desde o administrativo até o operacional. A oferta desse curso para a equipe de fiscalização é mais uma etapa cumprida dentro desse planejamento que seguirá de forma contínua ao longo da gestão”, comentou o adjunto de Serviços Urbanos, Anderson Matos.

A parceria com a PM foi estabelecida por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, após a entrega de 12 novas motocicletas para os servidores que são responsáveis pelo supervisionamento diário da execução de serviços como limpeza urbana, coleta de lixo domiciliar, e manutenção na iluminação pública. O curso foi ministrado pelo subtenente Custódio, da Companhia Raio.

“Essa é uma ação educacional, que oferta na teoria e na prática um trabalho psicológico da pessoa. Na teoria mostramos como fazer para amenizar o problema e na prática mostramos que medidas podem ser tomadas para antecipar um fato, que comando usar para evitar um acidente que poderia ser fatal. Com isso, queremos possibilitar que os riscos sejam minimizados diante do aparecimento de obstáculos”, explicou o militar.

O subtenente destacou ainda que as instruções básicas de pilotagem têm o objetivo de treinar o profissional que trabalha com motocicleta, para que ele pratique um trânsito seguro durante a pilotagem nas vias. Segundo ele, o procedimento da direção defensiva estabelece que, entre outras regras, o piloto deve sempre conduzir sua moto levando em consideração também os condutores de outros veículos.

“Além das condições diversas do tempo, temos as situações adversas do próprio trânsito. Isso faz com que seja necessário que o piloto abra sua mente para tudo que pode implicar em sua segurança e também na dos outros condutores que dividem as ruas com ele. A moto é dinâmica. Então, ao subir nela, o piloto tem, basicamente, os riscos de acidentes triplicados em relação a um carro, por exemplo”, completou Custódio.

Um dos participantes do curso de motopatrulhamento tático foi o fiscal do setor de iluminação pública, Roberto Lenzi. Para ele, as atividades realizadas pelo subtenente Custódio ajudaram a relembrar o que foi aprendido na autoescola e também foram importantes para aperfeiçoar o que é praticado no dia a dia. Ele enfatizou ainda que, junto com a segurança, a iniciativa resultará na melhoria da prestação de serviço à população.

“O treinamento nos dá o conhecimento completo de direção defensiva e a lidar com os apuros do trânsito. O prefeito Emanuel Pinheiro está de parabéns. Além de entregar novas motos, ele ainda teve essa sensibilidade de buscar essa parceria que vai dar mais qualidade aos servidores e, consequentemente, isso será estendido ao cidadão, que vai ter o atendimento de suas demandas melhorado”, pontuou o fiscal.