Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / RECONHECIMENTO

16 de Maio de 2021 09h14

Emanuel parabeniza trabalhadores pelo Dia do Gari: "Sempre terão o respeito e a sensibilidade da nossa gestão"

16/05/2021

BRUNO VICENTE

Davi Valle

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro parabenizou os garis da coleta de lixo domiciliar e os servidores da zeladoria urbana pelo Dia do Gari, celebrado neste domingo (16). Segundo o chefe do Executivo municipal, a vacinação deste grupo contra a Covid-19, iniciada na quinta-feira (13), além de uma urgente necessidade, foi também uma forma encontrada de homenagear esses trabalhadores que se dedicam na limpeza pública de Cuiabá. 

Na Capital, esse grupo é formado por cerca de 700 pessoas. Desse total, aproximadamente 300 atuam no recolhimento dos resíduos gerados em todas as residências cuiabanas. Já os outros 400 são varredores, roçadores, capinadores que mantém as vias, canteiros, praças e parques sempre bem cuidados.

“Desde as primeiras horas do dia esses profissionais já estão em plena atividade desempenhando uma série de funções que ajudam a manter nossa cidade limpa. São verdadeiros heróis anônimos, que muitas vezes não recebem o devido valor e reconhecimento. Esses trabalhadores merecem e sempre terão o respeito e a sensibilidade da nossa gestão”, comenta Emanuel.

Comemorado no dia 16 de maio de cada ano no Brasil, o Dia do Gari foi criado com o objetivo de homenagear ou responsáveis por manter as ruas, praças, parques e outros espaços públicos sempre limpos de todo lixo gerado pelas pessoas ou naturalmente. A importância desses trabalhadores é tanta que, mesmo durante a pandemia, as atividades não foram paralisadas.

“A coleta de lixo, a varrição e outras ações de zeladoria são essenciais para uma cidade. E isso não só por deixar os espaços públicos mais limpos e conservados, mas também por uma questão de saúde pública. Uma cidade sem a dedicação dessas pessoas passaria por um verdadeiro caos e isso refletiria, inclusive, no aumento no número de pessoas doentes”, enfatiza o vice-prefeito José Roberto Stopa.

O diretor-presidente da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos, Vanderlúcio Rodrigues, destacou que o Município, ano após ano, vem trabalhando para que essa categoria tenha melhores condições de trabalho. Segundo ele, o primeiro passo para que esses profissionais recebam a devida valorização deve sempre partir do poder público.

“Por meio do trabalho do prefeito Emanuel Pinheiro já conseguimos melhorar a frota de caminhões, distribuição de equipamentos de proteção e outras ferramentas de trabalho. Agora, a inclusão deles no grupo prioritário de vacinação veio para confirmar essa sensibilidade e humanização com esses trabalhadores”, explica Vanderlúcio.

O adjunto de Serviços Urbanos, Anderson Matos, ressaltou que a vida desses trabalhadores é marcada pela luta e superação no dia a dia. “Parabenizo e agradeço a todos que se dedicam diuturnamente à essa função. Desde 2017, tenho a honra de trabalhar com essas pessoas. São pessoas que se superam, que lutam e que não desistem de nenhuma batalha. Por isso, todos têm a minha admiração”, pontua.