Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / MOBILIDADE URBANA

06 de Junho de 2022 10h00

Atuação da Limpurb garante nova calçada e mais segurança aos pedestres que passam pelo Morro da Luz

06/06/2022

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Arquivo

A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) finalizou o trabalho de reconstrução da calçada no entorno do Parque Antônio Pires de Campos, conhecido popularmente como Morro da Luz. A ação foi iniciada há cerca de três semanas por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro.

Realizado por meio de mão de obra direta da própria Limpurb, a revitalização do passeio público seguiu as etapas de retirada de toda estrutura danificada, preparação do solo e aplicação de uma nova massa de concreto. Todo processo foi executado respeitando as características originais do local.  

“É uma intervenção extremamente necessária, visto que esse é um espaço por onde milhares de pessoas passam diariamente. A calçada estava totalmente danificada, expondo os pedestres a riscos de acidentes. Tivemos a preocupação de não alterar as características históricas do espaço, mantendo os paralelepípedos e substituindo apenas o concreto quebrado”, explica o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite.

Agora, a equipe da empresa pública passa a atuar na segunda parte do projeto que abrange a reconstrução da calçada também no entorno do Largo do Rosário, a Ilha da Banana. Dentro desse planejamento, os dois locais também serão contemplados com a instalação de uma nova iluminação, com luminárias de LED.

“Estamos fazendo um trabalho gradativo, com o intuito de melhorar a mobilidade urbana também para os pedestres cuiabanos. A gestão Emanuel Pinheiro tem essa preocupação de atender as necessidades daqueles que mais precisam e temos a certeza que, seguindo um planejamento contínuo, vamos avançar muito nesse quesito também”, pontua Júnior.

PRAINHA

O canteiro central da Avenida Ten. Cel. Duarte (Prainha) também começou a receber no mês de maio um trabalho de revitalização completa. A ação tem o objetivo de melhorar o visual de uma das vias mais movimentadas da cidade, a partir da substituição do concreto pelo plantio de grama.

A revitalização abrange o trecho situado entre a Rua Campo Grande e o entroncamento com a Avenida Mato Grosso. Na extensão, já foi feita a retirada do revestimento de concreto e, agora, estão andamento os trabalhos de limpeza da área, aterramento e nivelamento do solo para seguir, posteriormente, para as fases de adubagem e plantio de grama.