Educação /

29 de Março de 2012 17h00

Vigilante é exemplo de dedicação ao serviço público

29/03/2012

Waldemir Félix-SME-3645-6578

A Prefeitura Municipal de Cuiabá entregou nesta quinta-feira (29-03) o prêmio ‘Servidor Eficiente’ edição 2011, para os 19 funcionários que tiveram trabalho reconhecido em suas diferentes áreas de atuação no serviço público. O prêmio ‘Servidor Eficiente’ tem exatamente o objetivo de reconhecer o mérito profissional dos trabalhadores que se destacam, apresentando as melhores práticas de desempenho e que servem de exemplo.

Entre os 19 escolhidos está o vigilante da Escola Municipal de Ensino Básico Tereza Lobo, Agapito Magalhães da Silva, que foi recebido na manhã desta quinta-feira pelo secretário municipal de Educação Perminio Pinto Filho, diretores e funcionários da SME.

Antes de receber seu prêmio, uma viagem com acompanhante e despesas pagas para o litoral, o vigilante Agapito contou um pouco de sua trajetória na Escola Tereza Lobo, no bairro Dom Aquino. Sempre demonstrando orgulho e satisfação pelo trabalho que desenvolve, Agapito contou que começou a trabalhar na unidade de ensino em 1973, onde permanece há exatos 39 de seus 67 anos, conhecendo cada pedacinho do prédio que enfrentou uma das maiores enchentes já registadas em Cuiabá, ocorrida em 1974, que praticamente acabou com o antigo Bairro Terceiro, hoje Dom Aquino.

E foi exatamente nesse período que Agapito viveu uma das mais curiosas situações no local de trabalho. No período da enchente, muitas escolas serviram de local para acomodar os desabrigados pelas cheias. Um certo dia, chegou na escola um senhor que queria conhecer as instalações. De prontidão o vigilante Agapito cuidou de “barrar a entrada” do senhor. “Aqui ninguém entra sem autorização”, tratou de avisar.

O visitante não retrucou e, educadamente e calmamente, informou que ele era José Villanova Torres, prefeito de Cuiabá. Agapito, assustado, logo pensou: “Estou demitido”. Pelo contrário, poucos dias depois recebeu o reconhecimento do prefeito por cumprir com rigor e competência as suas funções.

São fatos como esse que levaram Agapito a ser escolhido o ‘Servidor Eficiente’ da Secretaria Municipal de Educação. Nos 39 anos de trabalho prestado o vigilante nunca teve uma falta sem justificativa e, durante esse longo período, acabou se transformando em um verdadeiro “faz tudo” na escola. Narra que tem a escola como sua segunda casa. Por isso, cuida de tudo. Do telhado, dos banheiros, da limpeza. Um pouco de cada coisa: “não me sinto apenas um vigilante, gosto de cuidar da coisa pública e cobro as pessoas para que façam o mesmo”, diz orgulhoso.

O secretário Perminio Pinto Filho parabenizou o servidor e disse esperar que ele sirva de exemplo para os mais jovens, que estão começando a trajetória no serviço público e que possam ter o mesmo amor e dedicação demonstrada pelo vigilante Agapito.

O ‘Servidor Eficiente’ da SME deu outra demonstração de preocupação com a Escola Tereza Lobo, indagando sobre quando a escola passaria por uma reforma. “Nunca vi um serviço ser feito por lá. Só promessa”, disse. O secretário Perminio informou então que o prefeito Francisco Galindo está destinando R$ 10 milhões para reforma de 76 escolas municipais e que a Tereza Lobo está entre as unidades que passarão pelos serviços. O vigilante emendou: “Agora eu acho que sai”.

Agapito Magalhães da Silva esteve acompanhado da diretora da Escola Tereza Lobo, Ana Francisca Peres que trabalha na unidade de ensino há 14 anos e faz questão de reconhecer que Agapito é um exemplo de dedicação, um homem que deve sempre ser respeitado, não apenas como funcionário exemplar, mas como cidadão do bem.

O vigilante Agapito como os demais 18 servidores representantes de cada uma das secretarias municipais ganhou uma viagem de quatro dias para as cidades de Natal (RN) ou Maceio (AL), com tudo pago (passagem, hotel e pensão completa café da manhã, almoço e jantar), com direito a acompanhante.