Educação / CECSE

14 de Setembro de 2018 11h44

Vai começar a 3ª Confraternização Esportiva e Cultural dos Servidores da Educação

14/09/2018

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Termina nesta sexta-feira (14) o prazo para que os profissionais da rede pública municipal de Educação façam as inscrições para a Confraternização Esportiva e Cultural dos Servidores (CECSE). Esta será a terceira edição do evento promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em comemoração ao mês do Servidor Público e do Professor, celebrados em outubro.  As atividades envolvem profissionais de todas as unidades educacionais – EMEB, EMEBEC, Creches, CMEI, o órgão central e voluntários dos Programas Mais Alfabetização (PMA) e Novo Mais Educação (PNME).

“Nosso objetivo é que por meio do esporte e da cultura possamos incentivar o espírito de equipe, estreitando as relações interpessoais e, ao mesmo tempo, contribuir para reduzir o índice de sedentarismo entre os nossos servidores, incentivando todos a buscarem a prática esportiva e cultural, melhorando assim   a qualidade de vida dos profissionais da Educação”, destacou o secretário Alex Vieira Passos.

As atividades esportivas incluem jogos de modalidades coletivas e individuais como queimada, voleibol, futsal, atletismo (corrida de 400 metros e salto em distância), natação (25 metros livre e revezamento 4x25 livre), bozó, tênis de mesa e concurso de  danças regionais.

As competições de futsal, tênis de mesa, bozó e atletismo assim como a abertura, no dia 27 de setembro, e encerramento previsto para o dia 31 de outubro, serão realizados no Ginásio do Complexo Esportivo Dom Aquino Correia.

A competição de dança regional acontecerá no dia 10 de outubro, com uma novidade, será realizada no Cine Teatro Cuiabá. Os  jogos de  voleibol e queimada, vão acontecer na quadra da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Profª. Tereza Lobo, localizada na avenida Carmindo de Campos, no bairro Dom Aquino. A natação acontecerá no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), campus Octayde Jorge da Silva, no centro de Cuiabá. Toda a programação da 3ª CECSE, com datas, horários e locais das provas, será divulgada no próximo dia 26.

No próximo dia 24, às 09 horas, no auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação será realizado o Congresso Pedagógico e Técnico da competição. “Nesse momento, serão sorteadas as chaves para as modalidades coletivas como futsal, queimada e voleibol, nas modalidades masculino e feminino, e as individuais. Também durante o Congresso Pedagógico e Técnico serão sanadas as duvidas e repassadas orientações em relação às condutas durante no decorrer dos jogos, já que se trata de um momento de confraternização”, explicou coordenadora de Programas e Projetos da Diretoria de Ensino da SME, Jane Regina da Silva Costa.

Premiação

Serão premiados com medalhas os servidores das equipes que ficarem entre os três primeiros lugares de cada modalidade.

Nas modalidades coletivas de futsal (masculino e feminino), voleibol queimada e dança regional, serão também premiadas, com troféus, as três primeiras unidades educacionais.

Também haverá troféu para a melhor torcida e, nesse caso, os critérios de escolha serão o respeito com os árbitros, organizadores e adversários, grito de guerra, fantasias, quantidade de participantes, manutenção da limpeza das arquibancadas, e o uso de instrumentos musicais.  

CECSE

No ano passado o CECSE reuniu em aproximadamente  30 dias de competições e outras atividades, 40 unidades educacionais inscritas em pelo menos uma modalidade. Um total de 173 equipes, compostas por 1.128 servidores, disputaram os primeiros lugares nas várias modalidades esportivas e outras atividades.

 

SERVIÇO

3ª Confraternização Esportiva e Cultural dos Servidores da Educação (CECSE) – Abertura dos jogos

Data – 27 de setembro

Hora – 19 horas

Local – Ginásio do Complexo Esportivo Dom Aquino Corrêa

Programação – Revezamento da Tocha Olímpica e acendimento da pira olímpica