Educação / MODERNIZAÇÃO

17 de Agosto de 2022 10h05

Vagas disponíveis na rede pública municipal de educação podem ser consultadas de forma on-line

17/08/2022

MARIA BARBANT

Assessoria

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, disponibiliza o serviço de consulta de vagas. Desde segunda-feira (15), pais ou responsáveis podem consultar as vagas disponíveis na rede pública municipal de ensino, para a faixa etária de 4 a 14 anos, durante todo o ano. Este mesma opção já estava em funcionamento para a faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses. 

O link de acesso pode ser localizado no sítio de Serviços do site da Prefeitura de Cuiabá (www.cuiaba.mt.gov.br)

A secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar, fala sobre a ferramenta, que é mais um avanço importante promovido pela gestão, visando a melhoria e humanização da educação cuiabana. “Desde 2017, quando foi criado o Matricula Web, a gestão Emanuel Pinheiro vem aperfeiçoando os mecanismos de transparência, humanização e efetividade do serviço, com o intuito de impactar positivamente na população”, disse Débora.

A secretária-adjunta destaca ainda o trabalho sério e humanizado que é desenvolvido pela pasta. “A consulta de vagas permite que os pais ou responsáveis e qualquer cidadão tenha acesso às informações relacionadas às matrículas solicitadas e vagas, isso a qualquer momento”, explica.

De acordo com ela, a ferramenta atende ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Estadual, sendo mais uma iniciativa de uma administração pública moderna, que viabiliza ao cidadão e aos órgãos de controle, o direito de acessar, sempre que lhe for conveniente, informações de seu interesse. “O objetivo da gestão é criar vínculos de confiança com a população cuiabana, divulgando de forma clara tudo o que for relevante para a vida das pessoas”, completou Débora. 

Passo a passo

Para fazer a consulta de vagas, o pai ou responsável deve acessar um formulário por meio do link https://siged.cuiaba.mt.gov.br/matweb/consultar_vaga.

e inserir as informações relativas à unidade educacional a ser consultada. As unidades estão listadas por Regional.

Outras informações que devem ser inseridas nos campos são as fases ou modalidades de ensino e turno.

É importante que os pais ou responsáveis fiquem atentos pois o total vagas disponíveis está sujeito a confirmação com a unidade escolar.

“Com essa ferramenta a gestão pode planejar com mais eficiência e transparência a oferta do serviço, a fim de atender a população de maneira eficaz”, finaliza a secretária-adjunta. 

Serviço

Consulta de Vaga:

- Faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses

Link de acesso: https://siged.cuiaba.mt.gov.br/matweb/transparencia_vaga

- Faixa etária de 4 a 14 anos

Link de acesso: https://siged.cuiaba.mt.gov.br/matweb/consultar_vaga