Educação / VAGAS NA REDE

22 de Fevereiro de 2019 16h00

Unidades educacionais urbanas têm disponíveis 584 vagas para alunos de 4 a 5 anos

22/02/2019

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

De acordo com levantamento da Secretaria de Educação de Cuiabá as unidades educacionais urbanas da rede pública municipal de ensino dispõe de 584 vagas para alunos da pré-escola, na faixa etária de 4 a 5 anos. O levantamento foi realizado no último dia 19. As vagas estão disponíveis em 73 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB), Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e Centros Emergenciais de Educação Infantil (CEEI), nas quatro Regionais de Cuiabá.

O secretário municipal de Educação, Alex Vieira Passos disse, em relação ao Inquérito aberto pela Promotoria Civil, que todas as informações solicitadas pelo Ministério Público Estadual têm sido atendidas a tempo e que Cuiabá está cumprindo as metas estipuladas nos Planos Nacional e Municipal de Educação. “Na semana passada, e em várias outras reuniões com o promotor de Justiça Miguel Slhessarenko, conversamos sobre o planejamento e as ações que estão sendo desenvolvidas no sentido de atendermos às demandas da população”.

Nessa faixa etária, Cuiabá não tem demanda reprimida, o ensino está universalizado. Acontece que alguns pais não encontram a vaga disponível na unidade que desejam, mas é possível efetuar a matrícula em unidades que estejam próximas à residência da criança.

A previsão de atendimento de 100% das crianças da Educação Infantil, na faixa etária dos 4 aos 5 anos, é um compromisso do prefeito Emanuel Pinheiro e consta no Plano Municipal de Educação como uma meta anual que a secretaria vem cumprindo.

Para o ano letivo de 2019 a Secretaria Municipal de Educação ofereceu 3.806 vagas para unidades de creches e CMEI, que atendem às crianças de 0 a 3 anos e 11 meses e de 4 a 5 anos e 11 meses (Pré I e Pré II) e mais 6.194 vagas para as EMEBs, que atendem a faixa dos 6 aos 14 anos.

Hoje estão efetivamente matriculados em mais de 500 turmas da rede pública municipal de Cuiabá 11.263 alunos, na faixa etária dos 4 aos 5 anos.

“Nossa grande demanda está na faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses. Para atender a essa demanda, a gestão Emanuel Pinheiro inaugura no aniversário de Cuiabá dois novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), nos bairros Recanto do Sol e CPA III, totalizando 480 vagas. Outras 150 vagas serão abertas em cinco unidades de creche. Ao todo, serão 630 novas vagas na Educação Infantil (0 a 5 anos). Além disso, outros seis novos CMEIs já estão em construção. A Educação de Cuiabá tem um plano gerencial para que nos próximos anos possamos atender a modalidade de Educação Infantil. Respeitamos o Inquérito aberto pelo Ministério Público, mas a gestão vem cumprindo suas metas”, destacou Alex Vieira Passos.