Educação / ENTREGA DE KITS PEDAGÓGICOS

16 de Abril de 2020 08h05

Unidades educacionais da rede pública municipal de Cuiabá estão recebendo kits da Escola da Inteligência

16/04/2020

MARIA BARBANT

Luiz Alves

A Prefeitura de Cuiabá iniciou a entrega dos kits pedagógicos que serão encaminhados aos alunos da rede pública municipal de Ensino. Desde o início da semana até esta quarta-feira (15), cerca de 30 unidades educacionais já haviam recebido os kits do Programa Inteligência Emocional. Os kits, com os livros da família e do professor, vão orientar as atividades que já estão sendo realizadas com os alunos por meio do Ensino à Distância (EAD). Após a entrega nas unidades, as equipes gestoras vão organizar a entrega dos kits aos pais.

Serão entregues também os kits do Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC), para alunos da Educação Infantil, do Programa de Melhoria da Proficiência (PROMP), para alunos do Ensino Fundamental e, para todos os cerca de 53 mil estudantes da rede, o kit de material escolar.

Com a suspensão das atividades presenciais nas 164 unidades escolares públicas do município, em cumprimento aos decretos que estabelecem o isolamento domiciliar e definem medidas de prevenção ao coronavírus, os alunos do Ensino Fundamental (do 1° ao 9º Ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), passaram receber via whatsapp, sms e outros canais, as atividades EAD. A iniciativa permite que seja mantido o processo ensino aprendizagem, a proximidade entre professores e estudante e ainda que cada unidade educacional atenda de forma positiva, às necessidades da comunidade onde está inserida. De acordo com o prefeito Emanuel Pinheiro, "as aulas podem até ser suspensas, mas o aprendizado não pode parar nunca na rede pública municipal de Cuiabá".

Para que as atividades possam ter resultados efetivos, em relação ao Programa Escola da Inteligência, os profissionais da educação estão recebendo orientações via whatsapp e participam de uma formação on line.

Todas as unidades escolares da rede vão receber os kits, exceto as 51 creches e Centros Educacionais Infantis Cuiabano (CEICs) – que não são atendidos pelo programa -, as Escolas Municipais de Educação Básica do Campo (EMEBCs) e a EMEB Prof. Ranupho Paes de Barros. Para essas duas últimas, os kits serão entregues numa próxima remessa. Os alunos atendidos nas creches e CEICs vão receber kits de material escolar.

Os pais devem estar atentos. As equipes gestoras entrarão em contato marcando dia e hora para retirada do material, de acordo com as orientações das autoridades de Saúde e da Vigilância Sanitária.

Programa ampliado

O Programa Escola da Inteligência, que atende alunos, pais e profissionais da Educação,  foi lançado em 2018, inicialmente em oito unidades. Em 2019 passou a ser desenvolvido em 30 escolas e agora, em 2020, vai atingir 109 unidades, aproximadamente 46 mil alunos da rede. Com a ampliação, o programa que atendia a Educação Infantil I até 9º Ano agora alcançará também os 7º e  8º Anos, portanto, alunos de 4 a 6 anos até 15 e 16 anos.

“O Programa Inteligência Emocional, orientado pelo psiquiatra, professor e escritor Augusto Jorge Cury, autor da Teoria da Inteligência Multifocal, e sua filha Camila Cury, é mais um diferencial oferecido aos alunos da rede pública municipal de Educação de Cuiabá. Voltado para o gerenciamento das emoções, por decisão da gestão Emanuel Pinheiro, o programa foi ampliado este ano passando a atender a todos os alunos da rede. Com a pandemia o tema se tornou ainda mais relevante. Sabendo que nossos alunos e suas famílias podem enfrentar problemas como stress, depressão e ansiedade, decorrentes da necessidade de isolamento domiciliar, além de outros problemas sociais, esse material aliado ao ensino de forma remota, ajudará a combater essas questões até que possamos voltar à normalidade”, destacou o secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos.