Educação / Dia das Crianças

07 de Outubro de 2014 11h50

Unidades de ensino preparam atividades para comemorar o Dia das Crianças

07/10/2014

ROSANE BRANDÃO

Arquivo da Escola

Arquivo

As creches e escolas municipais de Cuiabá promovem durante esta semana (de 6 a 10) atividades recreativas com os alunos para comemorar o Dia das Crianças. As atividades incluem brincadeiras lúdicas, premiações, sorteios e lanches.

Na creche municipal Manoelino de Jesus, no bairro Pascoal Ramos, será realizado a mini olimpíada com o tema “O Futuro nos pertence: Preserve”. A abertura da olimpíada foi nesta segunda-feira, quando a comunidade escolar participou de uma caminhada pelas ruas do bairro. O evento segue até sexta-feira com gincanas, contação de história, entrega de brinquedos, lanches e apresentação de teatro.

O projeto tem a finalidade de proporcionar às crianças, por meio de atividades recreativas e esportivas, o desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo, social e cultural.

Na creche São Mateus, a equipe de profissionais da unidade preparou uma semana bem diferente para os 117 alunos de 2 e 3 anos de idade. 

Conforme explica a diretora da creche, Rosângela Pereira, cada dia da semana será um tipo de atividade, que foi dividida por salas: Pantaneira, que trabalha o meio ambiente; Circo, reservada para o momento de brincadeiras; Sítio do Pica Pau Amarelo, que foi preparada para leitura; e a sala da Liga da Justiça, onde será trabalhado com as crianças os superpoderes, como o poder do amor e do abraço. “Na sexta-feira, quando será encerrada a programação, as crianças vão receber de presente um bracelete e uma capinha dos super-heróis”, disse a diretora.

Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Auro Ida, no bairro Passaredo, e Ady de Figueiredo Mattos, no bairro Pedra 90, que foram inaugurados este ano, também promovem atividades esta semana. Os CMEIs atendem crianças de 4 meses a 5 anos de idade. 

No CMEI Ady de Figueiredo a comemoração será realizada nos dias 9 e 10, durante todo o dia. “Serão dois dias de comemorações, momento em que as crianças participarão de brincadeiras, como futebol, corrida no túnel, desfile de máscara, entre outras atividades”, disse a coordenadora pedagógica da creche, Elisabeth Sangaleti. 

Já no CMEI Auro Ida, as atividades começaram na segunda-feira (6) e seguem até sexta-feira. Brincadeiras, como a corrida do balão, dança das cadeiras, corrida do ovo, caça ao tesouro, chute a gol e a corrida do bambolê, estão incluídas na programação. 

“Queremos fazer com que cada dia de competição seja um momento mágico, estimulando a participação, a interação e a busca de resultados positivos por parte de cada equipe, que compreende crianças, profissionais e a família”, observou a diretora do CMEI, Adalgiza Maria.

Na escola Hilda Caetano, no bairro Sucuri, o evento ocorre na quinta-feira (9), a partir das 7h, quando as crianças participarão de atividades recreativas e ganharão presentes. Pelo menos 280 crianças, da educação infantil ao 5º ano participarão do evento, que também terá algodão doce, cachorro quente, pipoca e picolé.  “Será uma ação entre amigos. Nós recebemos doações de alguns parceiros e vamos presentear as crianças com essa ação”, disse a articuladora do Mais Educação, Valdete Pegorari. 

Os eventos em todas as unidades serão abertos para a participação dos pais.