/ DIA DO PROFESSOR

15 de Outubro de 2019 08h57

Uma vida dedicada aos alunos da Educação de Jovens e Adultos

15/10/2019

Julia Milhomem

José Ferreira

“Sou educadora em todos os momentos da minha vida”, assim se resume a vida da professora Mailde Lopes Fraga e Silva. Professora há 36 anos, iniciou a paixão pela profissão em 1983 em Rio Branco, no Acre, quando decidiu sair do emprego onde era secretária da Empresa de Assistência Técnica Extrativista Rural (EMATER), pensando na dedicação melhor para o filho pequeno na época, com isso começou a dar aulas em uma escola estadual para alunos da 5ª, 6ª, 7ª e 8ª série.

Mailde explica que antigamente não era necessário fazer o curso de pedagogia para poder ministrar aulas, apenas o ensino médio e foi assim que começou a se dedicar na profissão, porém a ideia era ficar apenas um tempo dentro das salas de aula e depois mudar de carreira, mas isso não aconteceu. O amor pelo ensino tomou conta e ela fez o curso de pedagogia e engajou neste mundo.

Em 1989, se mudou para Cuiabá e no ano seguinte começou a trabalhar na escola estadual Vitorino Monteiro, CP4, com alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA, que é uma modalidade de ensino que ajuda em todos os níveis da Educação Básica do país, destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada. Permite que o aluno retome os estudos e os conclua em menos tempo e, dessa forma, possibilitando sua qualificação para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho. Por 9 anos, permaneceu nesta escola se doando e ensinando alunos que na maioria das vezes eram analfabetos, não sabiam ler nem escrever.

Em 2000, a professora passou em um concurso da Secretaria de Educação do município de Cuiabá e foi lotada na Emeb Senhorinha Ana Alves De Oliveira, onde acompanhou a turma da 5ª série, em seguida foi transferida para a escola Otacilio Sebastião da Cruz, trabalhando com a turma da educação infantil e 1ª série. Ela destaca que todos esses anos trabalhava de manhã na rede municipal com os alunos do ensino fundamental e à noite o seu trabalho era voltado para os alunos do EJA, “Pra mim, não tem nada mais gratificante do que ensinar alguém a ler, escrever, passar essa confiança. Tenho alunos com 60 anos de idade que tem essa vontade de aprender, que tem esse interesse. Eu levo para as minhas aulas, muitas vezes mas de dois planos de didática e uma caixa com outras atividades, para não deixar ninguém se sentir menosprezado. O que uma pessoas aprende com rapidez o colega não aprende e eu sempre fico muito atenta a isso", observa.

Ela também conta orgulhosa que fez parte do projeto Universidade Popular Comunitário, antes de entrar para a Emeb Professora Pedrosa Moraes e Silva, localizada no bairro Novo Paraiso, onde atualmente ela ainda leciona todas as noites. Mesmo já se aposentando das salas de aulas do Estado, ela ainda não pensa em se aposentar das salas de aula do município e segue firme todas as noites quando vai ao encontro dos 15 alunos da Educação de Jovens e Adultos, “Nesses 36 anos de carreira, a minha maior paixão é dar aula para os alunos do EJA, me sinto realizada, valorizada, sinto o amor, carinho que eles tem por mim e o valor que eles dão no aprendizado”, afirma.

A professora Mailde fala com carinho da confiança que os alunos sentem por ela, em uma das atividades ministradas ela passa como tarefa textos para serem lidos em casa, “Muitos alunos chegam em mim e falam professora eu prefiro ler aqui com a senhora porque em casa os meus filhos, netos, riem de mim e na sua frente eu sei que você não vai dar risada. Isso mostra como eles confiam e me veem como uma amiga, uma parceira. Não tem preço que pague essas atitudes”, ressalta Mailde.

Neste dia do Professor, fica aqui nossa homenagem a todos os profissionais que dedicam a vida e são responsáveis por compartilharem conhecimentos, guiar e caminhar ao lado dos futuros professores, médicos, dentistas, biólogos, advogados e tantas outras profissões do nosso país.

A data é uma forma de ressaltar a importância dessa profissão para o desenvolvimento do país. Portanto, a Prefeitura de Cuiabá homenageia hoje em nome da professora Mailde Lopes Fraga e Silva, seus professores da rede municipal e mostra que valoriza os profissionais e reconhece seus esforços diários para transformar crianças e jovens em cidadãos críticos e atuantes na sociedade. O resultado desse reconhecimento é a existência de colaboradores mais motivados e felizes com a instituição em que trabalham. Fica aqui o nosso muito obrigado. Feliz Dia dos Professores.