Educação / QUALIFICAÇÃO

05 de Fevereiro de 2018 16h19

TMD e TAE das unidades escolares participam de oficinas na Semana Pedagógica

05/02/2018

MARIA BARBANT

Prossegue em Cuiabá, as palestras e oficinas da Semana Pedagógica. Nesta segunda-feira (5), os Técnicos em Multimeios Didáticos (TMD) e Técnicos em Administração Escolar (TAE) estão participando de palestras e oficinas. Divididos em dois grupos (pela manhã e a tarde) eles estão atualizando conhecimentos relacionados à dinamização das dimensões pedagógicas nas tecnologias educacionais, conteúdo que integra o grupo de conhecimentos específicos, e ética no contexto geral, do núcleo comum aos profissionais da Educação.

Também no Hotel Fazenda Mato Grosso, a Profª Doutora Adriana Leite Limaverde Gomes fala sobre os desafios da prática docente no contexto da sala de aula inclusiva. Participam das oficinas, Assessores da Secretaria Municipal de Educação (SME), Coordenadores Pedagógicos, professores das Salas Multifuncionais e professores referencia que atendem crianças e adultos.

Organização e Planejamento

Na semana passada,  quinta e sexta-feira ( 1º e 2), os professores que atuam nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB), participaram da qualificação.  Participaram das palestras e oficinas, os professores do primeiro ciclo – Alfabetização; professores de 4 a 5 anos – Educação Infantil, e coordenadores pedagógicos.

Os temas abordados estavam ligados a Organização do Planejamento e da Rotina no Ciclo de Alfabetização na perspectiva do letramento e, Ser Docente na Educação Infantil: Infância e Linguagem.  As oficinas foram realizadas em unidades educacionais, nas quatro regionais da Capital e aconteceram em período integral.

No dia 2, também em período integral. Os Profs. Leonir Boff e Dr. Luiz Augusto Passos, participaram de uma mesa redonda sobre Educação do Campo. Um painel discutiu a dimensão política e pedagógica para Educação do Campo e uma oficina abordou a Pedagogia da Alternância: conceitos, metodologias e estratégias. A capacitação foi direcionada especialmente aos gestores e professores das escolas do campo.

Educação de Jovens e Adultos

Nesta terça-feira (6), nos períodos matutino e vespertino, no Hotel Fazenda Mato Grosso, o foco será a Educação de Jovens e Adultos (EJA). As palestras serão proferidas por Maria Margarida Machado, e vai abordar a EJA e o universo do trabalho – Áreas do Conhecimento em diálogo com a iniciação profissional.

Na EMEB Madre Marte Cerutti, professores do 1º Ciclo e coordenadores pedagógicos do Campo participam da oficina que vai discutir a organização e o planejamento e do letramento e, Ser Docente na Educação Infantil: Infância e Linguagem.

Nas Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS) professores do Instituto Federal de Educação (IFMT) vão proferir palestras sobre a Gestão do Trabalho Escolar, Gestão Democrática e seus desdobramentos e Aspectos Jurídicos. As palestras serão voltadas para as equipes gestoras das unidades escolares da Educação Infantil (matutino) e Ensino Fundamental (vespertino).

Semana Pedagógica

A Semana Pedagógica é realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), por meio da Diretoria de Educação e suas coordenadorias. O objetivo é preparar os servidores para a volta as aulas, o que neste ano vai acontecer no próximo dia 19 de fevereiro, e também para discutir e finalizar o planejamento do ano letivo de 2018.

Cerca de 6.500 profissionais das creches, pré-escola, educação básica e educadores de jovens e adultos (EJA) estão participando das oficinas e palestras.

Aula inaugural

No dia 15 de fevereiro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, acontece a Aula Inaugural do Ano Letivo 2018 com a participação do prefeito Emanuel Pinheiro e profissionais da educação da rede pública de ensino de Cuiabá.

A palestra magna terá como tema “Inteligência Emocional”, e será proferida pelo  dr. Jairo de Paula, psicanalista, escritor e conferencista internacional. 

 

 

Confira a programação completa da Semana Pedagógica, em anexo.