Educação / GASTRONOMIA

22 de Agosto de 2018 12h05

Termina na próxima sexta-feira (24) as inscrições para o 2º Concurso Delícias da Alimentação Escolar

22/08/2018

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Termina na próxima sexta-feira (22), o prazo de inscrição para o 2º Concurso Delícias da Alimentação Escolar de Cuiabá. Voltado para os Técnicos de Nutrição Escolar (TNE’s), o concurso vai eleger, premiar e divulgar as melhores receitas culinárias elaboradas pelos profissionais da rede municipal de Educação. A final do concurso será no dia 11 de setembro, às 18h, no Hotel Fazenda Mato Grosso.

Na final, sete jurados – entre eles gastrônomos, chefes de cozinha e autoridades, irão degustar os pratos dos oito profissionais finalistas, dois de cada uma das quatro regionais da Capital. Os vencedores (1º, 2º e 3º lugares), e a unidade educacional a qual o TNE vencedor (1º lugar) está vinculado, serão premiados.

A coordenadora de Nutrição Escolar da Secretaria Municipal de Educação (SME), Ana Domingas da Silva, explicou que o concurso foi criado como uma forma de motivar e valorizar o trabalho realizado pelos profissionais. “Por meio do concurso estamos reconhecendo o trabalho realizado pelos  TNEs (merendeiras e merendeiros), na promoção de uma alimentação adequada, saborosa e saudável para os alunos da Educação Básica de Cuiabá e, incentivando os profissionais a se aprimorarem cada vez mais no seu ofício”, destacou a coordenadora.

 

Inscrições

Para se inscreverem, os profissionais interessados devem preencher a ficha de inscrição, o formulário da receita (nome, ingredientes e suas quantidades, descrição do modo e tempo de preparo), disponibilizado no site da Prefeitura de Cuiabá.

Essas informações devem ser encaminhadas à Coordenadoria de Nutrição Escolar (CNE) pelo e-mail, gastronomia@sme.cuiaba.mt.gov.br ou entregues aos supervisores de visita e entrega. 

O concurso é dividido em duas etapas. Na primeira etapa, de caráter eliminatório, estão sendo escolhidas duas (2) receitas por regional, totalizando oito (8) receitas classificadas para a etapa final. Nesta etapa os pratos são submetidos à degustação, por um corpo de jurados formado por gastrônomos, nutricionistas e convidados.

Os três TNEs vencedores receberão no 1° lugar, uma smart TV de 42”, no segundo lugar, um notebook e no 3º lugar, um smartphone. A unidade escolar ao qual está vinculada o ganhador do 1° lugar receberá R$ 2.000.

Entre os critérios que serão observados na definição dos vencedores estão: a inclusão de alimentos saudáveis (alimentos in natura ou minimamente processados conforme legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar), originalidade e criatividade, além do uso de ingredientes regionais como banana da terra, caju, peixes, farinha de mandioca, abóbora, mamão verde e outros, descritos no anexo 5 do Edital.

Além da premiação, a receita vencedora será incluída no cardápio escolar, conforme o regulamento. Todos os participantes receberão certificado de participação.

Outras informações podem ser acessadas no Edital do 2º Concurso Delícias da Alimentação Escolar Cuiabana.

 

Etapas do concurso

Inscrições - até 24 de agosto

Divulgação do resultado da Etapa Eliminatória - 03 de setembro

Etapa final - 11 de novembro