Educação / Vendo de perto

14 de Agosto de 2015 13h42

Técnicos do Ministério da Cultura vêm a Cuiabá para acompanhar projetos em escolas

14/08/2015

ROSANE BRANDÃO

Técnicos do Ministério da Cultura estarão em Cuiabá nesta segunda e terça-feira (17 e 18) para participarem de 1ª Roda de Conversa com os representes das escolas municipais e estaduais de Cuiabá e Várzea Grande que foram beneficiadas com o Programa Mais Cultura. O encontro será realizado em período integral no Centro de Formação e Atualização de Professores (Cefapro) de Cuiabá.

O objetivo da Roda de Conversa é desenvolver um momento de avaliação formativa sobre os desafios e possibilidades do programa Mais Cultura. O resultado desse encontro marcará e subsidiará a reabertura do programa em 2015/2016.

O Programa Mais Cultura consiste em uma iniciativa interministerial, firmada entre os Ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC), com a finalidade de fomentar ações que promovam o encontro entre o projeto pedagógico de escolas públicas contempladas com os Programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador e experiências culturais em curso nas comunidades locais e nos múltiplos territórios. 

Pretende-se ainda, promover o fortalecimento e a consolidação de territórios educativos, valorizando o diálogo entre saberes comunitários e escolares, integrando na realidade escolar as potencialidades educativas do território em que a escola está inserida. 

Em 2013, foram selecionados cinco mil projetos de escolas públicas brasileiras inscritas no Sistema de Monitoramento e Controle do Ministério da Educação (SIMEC). Entre os projetos selecionados, nove são de escolas da rede municipal de Cuiabá.

As escolas contempladas são a Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, José Luiz de Borges Garcia e Lenine de Campos Póvoas, as três com o projeto Cultura Educação Museal (Siriri); as escolas Madre Marta Cerutti, Gracildes de Mello Dantas e 08 de Abril, com o Projeto Cultura Afro-Brasileira; e as escolas do campo Udeney Gonçalves de Amorim, com o projeto Arte Circense; escola Nossa Senhora da Penha de França, Projeto Cultura Educação Museal (SIRIRI); e a escola Doutor Estevão Alves, com o Projeto Cultura Afro- Brasileira (Capoeira).

Na terça-feira a equipe do Ministério da Cultura irá conhecer o projeto desenvolvido pela escola 8 de Abril.