Educação / INVESTIMENTO

26 de Março de 2018 16h26

Técnicas em Nutrição Escolar aprendem cortes diversos de legumes e decoração de bolos

26/03/2018

RAFAELA GOMES CAETANO

TNE Workshop

Arquivo

Manusear alimentos, unindo à criatividade e novas receitas nutritivas. Cuidar da alimentação das crianças da rede municipal de ensino exige uma série de cuidados e as Técnicas em Nutrição Escolar (TNEs) passaram por um intenso workshop, onde tiveram a oportunidade de aprender novos cortes de legumes e alimentos do gênero, além de métodos diferentes para a decoração de bolos. Ao longo da capacitação, as servidoras puderam reciclar algumas lições constantemente passadas pela Secretaria Municipal de Educação, explorando novas habilidades que aprimoraram a produção das refeições feitas para os pequenos.

“Como uma secretaria consolidada na formação educacional, não podemos deixar nossas equipes distantes deste princípio básico que norteia o nosso trabalho na Capital. Com essa perspectiva de que há sempre algo novo a ser aprendido e ensinado, fizemos uma parceria com a Universidade de Cuiabá (UNIC), garantindo uma oportunidade única e diferenciada de não apenas aprimorar os conhecimentos das nossas técnicas, mas de também permití-las absorver a atmosfera de uma cozinha industrial. Durante o workshop, 120 das nossas profissionais puderam conhecer o interior deste espaço, recebendo lições valiosas referentes às boas práticas de manipulação, além de desenvolver novas táticas de cortes de alimentos. O curso ainda contou com ensinamentos voltados para a decoração de bolos, usando o chantily. Criatividade e cuidado foram as palavras de ordem ao longo das três horas de capacitação, que renderam em degustações dos pratos ensinados. Foi um aprendizado valioso que queremos repassar para as demais técnicas que não puderam participar, em virtude do número limitado de vagas”, afirmou Ana Domingas, coordenadora de Nutrição Escolar da Secretaria Municipal de Educação.

Popularmente conhecidas como merendeiras, as 120 servidoras contempladas com o workshop revelam o valor que capacitações do gênero possuem para a formação profissional dessas mulheres que lidam diariamente com a alimentação dos pequenos. Com aproximadamente 840 no total, a demanda para cursos como este é latente e o desejo das técnicas de nutrição em aprimorar seu trabalho é genuíno. Para a gastrônoma da Prefeitura de Cuiabá, Renata Mantovani, o interesse superou as expectativas da secretaria e as vagas limitadas foram preenchidas em um intervalo de 12 horas. Acompanhando as colegas de trabalho durante a formação, a gestora salientou a importância de certificar que os ensinamentos passados alcancem as demais merendeiras.

“Essas mais de 800 servidoras possuem uma missão extremamente importante, que merece todo o cuidado e zelo possível. Estamos lidando com a alimentação dos nossos estudantes e é importante amadurecermos alguns ensinamentos, ainda que eles já façam parte da nossa dinâmica profissional. Além disso, o workshop foi inspirador e creio que serviu de estímulo para as nossas técnicas usarem a criatividade na hora de preparar os alimentos das crianças. Sabemos que a apresentação das refeições é de suma importância e poder acrescentar um toque especial em um corte diferenciado já chama a atenção dos alunos, que passam a ter um novo interesse pela comida. A arte de decorar bolos é também fundamental e com certeza será levada pelas nossas profissionais como algo novo a ser adotado até mesmo em casa. E mediante a intensa procura que tivemos, queremos ampliar o alcance dessas iniciativas, para que o nível de excelência no preparo alimentício seja exatamente o mesmo, independente da unidade escolar”, concluiu.

A aula demonstrativa contou com o preparo de dois pratos, sendo um tabule de quinoa e um bolo confeitado, que em seguida foram degustados pelas técnicas em nutrição. Após o encerramento do workshop, as 120 servidoras receberam um certificado de conclusão.