Educação / FORMAÇÃO

18 de Maio de 2018 16h10

Sugestão de Pauta - Profissionais rede municipal participam neste sábado de habilitação do programa A União faz a Vida

18/05/2018

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Neste sábado (19), será realizado em Cuiabá o 1º encontro de formação de professores novos que trabalham nas escolas municipais de educação básica (EMEB) que desenvolvem a metodologia do Programa A União faz a Vida. Resultado da parceria entre a Prefeitura de Cuiabá/Secretaria Municipal de Educação e o Sicredi, o programa foi implantado na EMEB Ten. Octacílio Sebastião de Cruz, localizada no bairro CPA III, em 2014, como um projeto piloto, e se estendeu a mais quatro unidades da rede municipal de ensino.

O programa é direcionado as crianças e adolescentes e tem como objetivo, promover a cooperação e a cidadania por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo com a educação integral dos alunos. Por meio de uma metodologia de projetos, os estudantes deixam o papel de receptores de conhecimento e tornam-se protagonistas do processo de aprendizagem.

Todos os anos, os profissionais que ingressam na rede municipal participam de uma série de cursos de formação. Este ano, 68 profissionais entre assessores e coordenadores pedagógicos, professores e Cuidadores de Alunos com Deficiência (CADE), vão participar da habilitação para ataruarem com o programa.

A formação foi dividida em turmas e serão realizadas em dois finais de semana. Uma das turmas formada por profissionais da EMEB Ten. Octacílio  Sebastião da Cruz e da EMEB Quintino Pereira de Freitas farão  a formação neste sábado, dia 19, e no dia 09 de junho, na escola Octacílio Sebastião da Cruz.

A segunda turma formada pelos profissionais das EMEB Henrique da Silva Prado e Antônio Ferreira Valentim terão encontros também neste sábado (19) e no dia 26 de maio, na escola Henrique da Silva Prado.

A União faz a Vida

O programa A União faz a Vida  visa desenvolver cidadãos cooperativos por meio de valores como o empreendedorismo e a solidariedade. Nas escolas os temas desenvolvidos dentro do programa estão vinculados as disciplinas trabalhadas no currículo.

Levantamentos realizados em  2017 mostram que o  programa conta hoje com 229.780 crianças e adolescentes, 21.940 educadores presentes em 1.485 escolas, em 292 municípios.

Em Mato Grosso está implantado em 237 em escolas de 27 municípios, envolvendo 4082 educadores e  67253 crianças e adolescentes.

Em Cuiabá, o programa está implantado em cinco escolas municipais de Educação Básica, as EMEB Antônio Ferreira Valentim, Ten. Octacílio Sebastião da Cruz, Henrique da Silva Prado, Quintino Pereira de Freitas e Senador Darcy Ribeiro envolvendo aproximadamente 2.100 alunos e 70 projetos.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos destacou a importância de investir na qualificação técnicas dos profissionais da Educação. “A orientação do Prefeito Emanuel Pinheiro é que possamos proporcionar cada vez mais espaços de criação e aprendizagem de metodologias e reflexões na busca de uma educação integral, envolvendo educadores, educandos e as comunidade, na construção de uma escola mais humana e cooperativa, capaz de transformar a sociedade”, destacou.

 

Serviço

O que: 1ª Habilitação do Programa A União faz a Vida

Quando: Sábado, 19 de maio (o dia todo)

Onde: EMEB Ten. Octacilio Sebastião da Cruz, Rua 46, Quadra 14, Lote 31, CPA III (uma turma) e, na EMEB Henrique da Silva Prado, na Rua Castro Alves, 400, bairro Areão (outra turma)