Educação / ESCOLA DE GESTORES

10 de Junho de 2022 14h45

Sugestão de pauta: Profissionais da Educação recebem certificados do curso de atualização

10/06/2022

MARIA BARBANT

Assessoria

O prefeito Emanuel Pinheiro participa nesta sexta-feira (10), às 17h, no Hotel Fazenda Mato Grosso da entrega de certificados do curso de atualização do Programa Escola de Gestores 2021-2022, aos gestores escolares – diretores, coordenadores pedagógicos e secretários -.  das 170 unidades educacionais da rede pública municipal de ensino de Cuiabá.   O curso realizado entre os meses de agosto e dezembro do ano passado reuniu 486 gestores.. No total foram sete módulos, com 100 horas-aula onde foram abordados temas gerais, relacionados às necessidades formativas prioritárias para o desenvolvimento das ações essenciais das rotinas de funcionamento das unidades educacionais.

O Programa Escola de Gestores foi criado em 2019, por meio de um convênio entre a Prefeitura de Cuiabá/Secretaria Municipal de Educação e o Departamento de Ensino e Organização Escolar do Instituto de Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso, para subsidiar a prática das equipes gestoras, criando um referencial de Gestão Democrática que auxilie a gestão escolar.

Naquele ano, a formação foi realizada presencialmente e à distância com certificação nas modalidades extensão (180 horas-aula) e aperfeiçoamento (120 horas-aula), com a participação dos 449 gestores escolares. O produto final foi a elaboração e apresentação de um plano de gestão. Das equipes participantes, 87,11% redigiram a proposta de gestão da sua própria unidade.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado disse que a Escola de Gestores é um Programa de formação continuada, que tem como objetivo, a formação dos profissionais, visando garantir os direitos de aprendizagem e o desenvolvimento integral de dos estudantes atendidos pelo Município. “O prefeito Emanuel Pinheiro tem como uma das prioridades da sua gestão na Educação, a valorização profissional e, nesse sentido, a formação continuada daqueles que atuam nas unidades educacionais da rede visando a melhoria na proficiência dos estudantes. Nos cursos promovidos pelo Programa Escola de Gestores são abordados os aspectos administrativos e a prática pedagógica, articulados às demandas da educação contemporânea e ao Projeto Político Pedagógico voltado ao desenvolvimento integral dos estudantes”, salientou a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado.

O curso foi realizado totalmente online, com aulas em vídeos, disponibilizados numa plataforma dedicada à formação a distância (EAD).  Planejado para ser realizado em duas etapas, este ano estão previstas a realização de 32 horas-aula divididas em módulos específicos, direcionados aos gestores das unidades educacionais que atendem estudantes da segunda e terceira infância. Nessa etapa, os temas abordarão a melhoria dos processos de alfabetização e letramento, em interface com o Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC).

 

Serviço

Entrega de certificados do Curso de Atualização do Programa Escola de Gestores

Data: 10/06

Hora: 17h

Local: Sala Cardeal do Hotel Fazenda Mato Grosso