Educação / ESCOLA CUIABANA

10 de Dezembro de 2019 08h00

SUGESTÃO DE PAUTA: Profissionais da Educação aprovam nesta terça-feira (10) o texto da nova política municipal

10/12/2019

LINO PINHEIRO e MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Será realizado nesta terça-feira (10), das 7h30 às 18h30, no Hotel Fazenda Mato Grosso, o Fórum da Política Educacional da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá – denominado Fórum da Escola Cuiabana. Durante o evento, os profissionais de Educação vão aprovar o texto final da nova Política Educacional da Rede Pública Municipal de Ensino.

O fórum é composto pela Secretaria Municipal de Educação e representantes das 163 unidades educacionais que integram a rede municipal totalizando 254 delegados eleitos nas unidades sendo 237 da área educacional, quatro pais, 13 estudantes, seis delegados natos do Colegiado de Diretores; oito delegados natos da Secretaria de Educação; dois delegados natos organizadores da Política Educacional e convidados observadores do Conselho Municipal de Educação e do Sintep.

Desde a elaboração do texto base em 2018 até a aprovação do texto final, foram cumpridas várias etapas incluindo a elaboração do Regimento, as discussões nas unidades e as conferências escolares que movimentaram algo em torno de 7 mil profissionais. Desse total, 6.890 enviaram contribuições.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos destacou o momento histórico, de definição de novos rumos, vivido hoje pela Educação cuiabana, após duas décadas sem um processo de discussão para atualizar e introduzir novos parâmetros e novas diretrizes para a Educação Básica.

“A gestão Emanuel Pinheiro acredita que um dos mais importantes investimentos de uma gestão pública é a definição e a clareza da política educacional, pois é esta que aponta o rumo, o foco, e orienta a formação dos profissionais. Nesse sentido, investe e prioriza a qualidade do conhecimento transformado na qualidade das aprendizagens. A política pública é um mecanismo determinante da marcha pedagógica, que pode levar à justiça social e à qualidade de vida”, salientou o secretário de Educação, Alex Vieira Passos.

 

Programação

O Fórum da Escola Cuiabana tem início às 7 horas, com o credenciamento dos participantes. Logo após está prevista a composição da mesa de autoridades. Das 8h às 08h45 horas será apresentado e aprovado o Regimento e logo em seguida apresentada a metodologia e critério de análise das contribuições ao texto base.

Das 9h30 às 11h acontecerá a discussão e plenária da Educação Infantil; das 11h às 12h30 horas a do Ensino Fundamental. Logo após o intervalo para o almoço, das 13h30 às 15 horas, as discussões e plenária da Educação Especial; das 15h às 16h30 horas, as da Educação do Campo e das 16h30 às 18 horas, da Educação de Jovens e Adultos.

 

Serviço

O que: Fórum da Política Educacional da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá – Escola Cuiabana

Quando: 10 de dezembro

Hora: das 7h30 às 18h30

Onde: Hotel Fazenda Mato Grosso