/ AUTISMO

12 de Julho de 2019 17h00

SUGESTÃO DE PAUTA – Prefeitura e Associação firmam parceria para viabilizar o Centro Integrado de Atendimento do Autista

12/07/2019

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

A Prefeitura de Cuiabá e a Associação de Pais e Amigos do Autista de Cuiabá (AMA) assinam na segunda-feira (15), às 08:30 horas, no auditório Maestro China da Secretaria Municipal de Educação (SME), contrato de cessão de uso de um prédio público para instalação do Centro Integrado de Atendimento do Autista.

A unidade passará por readequações físicas para atender cerca de 100 crianças e adolescentes por mês, entre eles, alunos matriculados na rede municipal de Ensino. O prédio será onde funcionava a antiga ‘Escola do Moinho’, está situado na Rua 35 (esquina com a Rua P), no Parque Residencial Santa Cruz II.

Segundo a diretora da Associação de Pais e Amigos do Autista de Cuiabá (AMA), Kelly Cristina do Nascimento Viegas, o prédio passará por reformas, que será realizada por meio de parceria com uma empresa da área de construção civil. “O Centro de Atendimento irá disponibilizar atendimento médico, neurológico, psiquiátrico e terapêutico visando a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes com transtornos de espectro autista”, explicou Kelly Viegas.

A proposta é que a unidade seja uma ferramenta nas áreas de saúde e educação, oferecendo suporte multiprofissional que ajude a suprir as necessidades de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo nas áreas da saúde (diagnóstico precoce, medicação, nutrição adequada, disponibilização de profissionais de fonoaudiologia, neurologia, psicologia e fisioterapia). Na Educação, o projeto deverá focar a escolarização e inclusão das crianças com Atividades de Vida Diária (AVD) e Atividades de Vida Prática (AVP) construindo um plano de atendimento individualizado e flexível com a demanda do atendimento.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos disse que a efetivação da nova sede para o tratamento de crianças e adolescentes que têm o transtorno autista, é mais um compromisso cumprido pela gestão Emanuel Pinheiro, na Educação. “Essa é mais uma ação visando à inclusão social e a melhoria da qualidade de vida de crianças portadoras do Transtorno do Espectro do Autismo e, reflete a preocupação da gestão Emanuel Pinheiro com a Educação. Desde 2018 o município vem discutindo o tema com as instituições parceiras, para a criação de uma política pública por meio do qual possamos avançar ainda mais na Educação Especial. Cuiabá, por meio de projetos como da Equoterapia, de atendimento aos alunos, e da formação continuada para os profissionais, tem sido um exemplo na Educação Especial inclusiva e humanizada. Por meio da parceria com a Associação de Pais e Amigos do Autista, vamos viabilizar mais essa iniciativa”, destacou Alex Vieira Passos.

A AMA

A Associação de Amigos do Autista de Cuiabá (AMA) foi fundada em 1º de julho de 2000 com o objetivo de ajudar e orientar as famílias com filhos autistas a compreender e a lidar com os transtornos causados por esta síndrome, que afeta de forma grave o convívio.

SERVIÇO:

Assinatura do Contrato de Cessão de Uso de imóvel público para instalação do Centro Integrado de Atendimento ao Autista

Data: 15 de julho

Hora: 08:30 h 

Local: Auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá