Educação / UNIDADE DE REFERÊNCIA

28 de Fevereiro de 2020 10h01

SUGESTÃO DE PAUTA – Prefeitura de Cuiabá lança neste sábado as obras do Centro Integrado de Atendimento ao Autista

28/02/2020

MARIA BARBANT

O secretário municipal de Educação, Alex Vieira Passos, realiza no sábado (29), às 8h30, o lançamento das obras do Centro Integrado de Atendimento ao Autista de Cuiabá. A futura unidade é o resultado de uma parceria que envolve órgãos públicos e iniciativa privada, com a Associação de Amigos do Autista de Cuiabá (AMA). Com capacidade para atender, inicialmente, pelo menos 150 crianças, adolescentes e adultos, por mês, a nova unidade tornará Cuiabá uma referência nas ações relacionadas ao tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A construção do Centro Integrado de Atendimento ao Autista faz parte de um conjunto de ações que vem sendo implementadas pelo executivo municipal nos últimos anos, visando consolidar uma politica pública que proporcione avanços efetivos na inclusão social e na melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes e adultos com transtornos. Entre as ações na área educacional estão a formação continuada dos profissionais, ampliação de projetos como o de Equoterapia e a aquisição de mesas digitais multidisciplinares, entre outras. 

O espaço integrado contará com serviços nas áreas da saúde e educação com suporte multiprofissional para atender as principais necessidades das pessoas com TEA. Na área da saúde serão oferecidos atendimentos de fonoaudiólogos, psicologia, neurologista, psiquiatria, fisioterapia, cozinha funcional, educador físico funcional, terapias ocupacionais, estimulação precoce e nutricionista. Em relação à educação, o projeto deverá privilegiar a escolarização e a inclusão das crianças, através de medidas como Atividades de Vida Diária (AVD) e Atividades de Vida Prática (AVP), construindo um plano de atendimento individualizado e flexível com a demanda de atendimento.   

As obras da unidade iniciam no dia 29 e o término previsto é em julho deste ano. O custo estimado da obra é de R$ 340 mil. 

SERVIÇO:

O Que? Lançamento da obra do Centro Integrado de Atendimento ao Autista de Cuiabá

Data: 29 de fevereiro

Horário: 08:30 horas

Local: Avenida Miguel Sutil, nº 6.344 (em frente ao Parque Estadual Mãe Bonifácia)