Educação / ENTREGA DE OBRAS

17 de Abril de 2019 12h42

SUGESTÃO DE PAUTA – Prefeito entrega unidade reconstruída da rede municipal de ensino

17/04/2019

MARIA BARBANT

Divulgação

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, entrega nesta quarta-feira (17), às 19h, no bairro Canjica, mais uma nova unidade educacional. A Escola Municipal de Educação Básica, Profª. Elza Luiza Esteves foi demolida e totalmente reconstruída, no período de seis meses. 

A escola que atende a comunidade do bairro Canjica e região não passava por uma grande reforma há mais de 14 anos. A situação do antigo prédio era bastante precária e ameaçava a segurança dos alunos e profissionais da Educação. Por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro e, numa decisão ousada, em fazer uma construção com tecnologia de ponta, a EMEB Elza Luiza Esteves é a primeira da atual gestão totalmente construída em painel isotérmico. 

O secretário de Educação, Alex Vieira Passos explica que a tecnologia utilizada, permite rapidez na execução da obra, e oferece segurança e durabilidade a construção. “A antiga estrutura da unidade foi totalmente demolida com exceção de um dos blocos, que após ser reformado, abriga o setor administrativo da escola. Toda a unidade foi reconstruída em painéis isotérmicos, uma tecnologia que consiste na substituição do fechamento convencional das paredes de alvenaria por placas isotérmicas (chapas metálicas com interior de isopor). O painel entre as salas é duplo, permitindo maior isolamento acústico e as telhas são do mesmo material”, destacou Alex Vieira Passos.

A unidade ganhou uma nova quadra coberta em substituição a antiga, sem cobertura, novos mobiliários, paisagismo e muro.

Também foram instalados na EMEB Profª Elza Luiza Esteves 17 novos aparelhos de ar condicionado do Programa Climatizar é Humanizar que até o ano que vem, irá climatizar todas as salas de aulas da rede municipal de Cuiabá.

Um projeto piloto está sendo desenvolvido na escola, a primeira cozinha climatizada da rede pública municipal de educação, que será avaliada pelos técnicos, antes da ampliação do projeto para as demais unidades.

Ambientes 

A EMEB Profª Elza Luiza Esteves atende 325 alunos do 4º ao 9º ano, com idades entre 9 e 14 anos.  São nove salas de aula, biblioteca e sala de recursos, além do setor administrativo e de serviços.

Com um terreno de 3.923,72 m2, possui 1.818,65 m2 de área construída onde estão instalados no setor Administrativo, secretaria, arquivo, diretoria, almoxarifado, sala de Coordenação, de Recursos e banheiros para Pessoas com Deficiência, feminino e masculino, para funcionários e visitantes. 

A unidade possui ainda refeitório, cozinha, áreas de serviço e no setor pedagógico biblioteca e pátio coberto. 

A obra custou R$ 2.392.936,77 e foi construída com recursos do município.  

SERVIÇO:

Entrega para comunidade das novas instalações da EMEB Profª Elza Luíza Esteves

Data: 17 de abril

Hora: 19h

Local: Avenida Senegal, s/n, bairro Canjica