Educação / AMPLIAÇÃO DE VAGAS

19 de Agosto de 2019 15h30

SUGESTÃO DE PAUTA – Prefeito entrega segundo Centro Educacional Infantil Cuiabano nesta terça-feira (20)

19/08/2019

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro entrega nesta terça-feira (20), às 18h, o segundo Centro Educacional Infantil Cuiabano (CEIC), da rede municipal de Ensino. O prédio onde antes funcionava a creche Mariana Fernandes Macedo passou por reforma geral, ampliando em quase o dobro a sua capacidade de atendimento. A unidade, que antes atendia a 65 crianças passará a atender 117 crianças do Maternal (1 ano e 11 meses), ao Jardim II (3 anos e 11 meses).

Além da ampliação de 52 novas vagas, na faixa etária onde existe maior demanda, a partir de agora, como um Centro de Educação Infantil, a unidade adotará um programa, genuinamente cuiabano, com uma metodologia de Ensino focada na construção de aprendizagens e no desenvolvimento cognitivo, físico e sócio emocional das crianças.

“Os CEICs são uma solução caseira, encontrada pela gestão Emanuel Pinheiro para resolver um grande problema, a demanda de vagas na Educação Infantil. Como um Centro de Educação Infantil, a unidade ganha uma nova reorganização das salas de atividades e áreas externas, para que as crianças tenham acesso a espaços diferenciados, que favoreçam as práticas pedagógicas. A meta é reestruturar, até o final da sua gestão, 10 das 51 creches municipais a fim de transforma-las em CEICs para que possamos garantir a qualidade do processo de aprendizagem e o desenvolvimento infantil”, salientou o secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos.

OBRAS

As obras na unidade, com 536,77 m2 de área construída, incluíram a substituição de todo o sistema de cobertura, redes elétrica e hidráulica. O prédio ganhou pintura nova e reforma da cozinha, banheiros e refeitório além de um novo acesso, playground e brinquedoteca. Na parte externa, a CEIC Mariana Fernandes Macedo ganhou novo paisagismo e plantio de árvores frutíferas. As salas e administrativo novos móveis e sete aparelhos de ar condicionado do Programa Climatizar é Humanizar, além de novos equipamentos e materiais pedagógicos.

As obras na unidade foram iniciadas em 2018 e executadas com recursos próprios, um investimento de mais de R$ 900 mil.

CEIC

O primeiro Centro Educacional Infantil Cuiabano (CEIC) da rede municipal de Ensino, a antiga creche Silva Freire, está localizada no bairro Vista Alegre, na região da Grande Coxipó. A unidade foi entregue pelo prefeito Emanuel Pinheiro à população, em maio. A unidade atende a 100 crianças, do Maternal, Jardim I e Jardim II.

SERVIÇO

O QUE: Entrega da obra de reforma total da CEIC Mariana Fernandes Macedo

DIA: terça-feira (20)

HORA: 18h 

LOCAL: Av. Carmindo de Campos, s/n, bairro Dom Aquino