Educação / NOVA UNIDADE

11 de Dezembro de 2019 12h12

SUGESTÃO DE PAUTA - Prefeito Emanuel Pinheiro inaugura mais um Centro Municipal de Educação Infantil

11/12/2019

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro inaugura nesta quarta-feira (11), às 19h, mais uma unidade da rede municipal de Cuiabá. O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Edgar Santana de Amorim, será o quinto, entregue nesta gestão. Localizado no bairro Recanto do Sol, na Grande Coxipó, a unidade tem capacidade para 240 alunos, crianças de zero a 3 anos e 11 meses, nas modalidades de berçário, maternal, Jardim I e II.

Com investimento de R$ 1.228.020,12, recursos provenientes do Governo Federal e contrapartida do Município, a unidade educacional tem 1.118,48 m² de área construída, oito (8) salas de aulas, cozinha, refeitório, biblioteca, brinquedoteca, playground, banheiros adaptados para pessoas com deficiência, mobiliário novo e está 100% climatizada pelo Programa Climatizar é Humanizar.

O Centro Municipal de Educação Infantil teve sua construção paralisada em 2015. Na gestão Emanuel Pinheiro, as obras foram retomadas em junho de 2017.

De acordo com o planejamento da Secretaria Municipal de Educação, o CMEI Edgar Santana de Amorim deve iniciar seu funcionamento a partir do ano letivo 2020, entrando portando na Matrícula WEB agora em dezembro.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos disse que a inauguração de dois novos CMEIs, o Joana Mont Serrat Spíndola Silva, no CPA III em abril e agora o Edgar Santana de Amorim, no Recanto do Sol, aumentam a capacidade de atendimento principalmente na faixa etária de 0 a 5 anos. “É nessa faixa etária que temos a maior demanda por vagas. Na gestão Emanuel Pinheiro foram criadas 2.362 novas vagas em toda a rede, com a construção, reconstrução, ampliação, reforma de unidades e implantação de salas rápidas. Desse total, 1.940 novas vagas foram destinadas a faixa etária de 0 a 5 anos”, destacou o secretário. 

 

Biografia

Edgar Santana de Amorim foi um dos fundadores e um dos primeiros moradores do Bairro Recando do Sol. Trabalhou por 35 anos no 9º Batalhão de Engenharia e Construção (9º BEC), na função de datilógrafo.

Pai de 10 filhos, teve sete netos.

Sempre trabalhou e se dedicou ao bem-estar da comunidade do Recanto do Sol. Contribuiu para a construção da igreja católica do bairro doando materiais de construção para a obra. Auxiliava  e orientava os moradores de várias formas inclusive em relação à legalização de lotes.

Uma de suas maiores preocupações era com a qualidade de vida da sua família, amigos e vizinhos.

Faleceu em Cuiabá, no dia 08 de janeiro de 2015, em decorrência de problemas de saúde deixando como legado a seus filhos, esposa e netos, o exemplo de humildade, honestidade e trabalho.

 

 

Serviço

Inauguração do CMEI Edgar Santana de Amorim

Data: 11 de dezembro, quarta-feira

Hora: 19 horas

Local: Rua Coréia, s/n, bairro Recanto do Sol