Educação / 303 ANOS DE CUIABÁ

07 de Abril de 2022 09h10

Sugestão de Pauta: Prefeito Emanuel Pinheiro entrega reforma geral da EMEB Agostinho Simplício de Figueiredo

07/04/2022

MARIA BARBANT

O prefeito Emanuel Pinheiro entrega nesta quinta-feira (7), às 17h, como parte das comemorações pelos 303 anos de Cuiabá, as obras de reforma da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Agostinho Simplício de Figueiredo. Localizada no bairro Poção, na Regional Leste, a unidade é uma das mais antigas da capital. Inaugurada em 1988, esta é a primeira reforma geral realizada na unidade.  Em 2015 a escola passou por uma adequação de espaços internos e cobertura a quadra poliesportiva.

O prefeito Emanuel Pinheiro disse que a Educação está recebendo o maior pacote de ações e obras da história. “Além das obras de manutenção, a rede pública municipal está recebendo unidades novas e a reforma geral de várias escolas que há anos não passavam por obras.  Esse o maior pacote de obras da rede física, da história de Cuiabá, trazendo espaços mais adequados aos estudantes e profissionais da Educação”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

As obras na EMEB Agostinho Simplício de Figueiredo foram iniciadas em setembro de 2021, de modo emergencial, com a troca de toda a cobertura do telhado cerâmico para telha termoacústica, padrão de cobertura mais atual, utilizado nas novas unidades educacionais e reformas da gestão Emanuel Pinheiro; e da parte elétrica, etapas que demandaram mais tempo, em razão da complexidade e risco que abrangem.

Segundo o coordenador técnico de Infraestrutura da Secretaria Municipal de Educação, Pedro Paulo Fernandes, a telha termoacústica viabiliza o conforto térmico adequado para o clima cuiabano, além de reduzir a necessidade de manutenção e possui uma carga mais leve sobre a estrutura da escola. “As obras envolveram ainda a reforma das instalações elétricas com a troca da fiação e inserção de novos quadros de distribuição, foi trocado o forro de madeira, para forro em PVC e a caixa de água foi reformada. Com as obras foram alteradas a disposição dos ambientes administrativos e pedagógicos, de modo a garantir um melhor atendimento para o público, com espaço de secretaria, coordenação, diretoria e sala dos professores em novos ambientes”, destacou.

A cozinha e os banheiros foram todos readequados, com novos revestimentos, mobiliários e acabamentos em geral. Na cozinha foram instalados escaninhos e nos banheiros, substituído loucas e metais. Toda a escola foi pintada e, a unidade ganhou um pórtico de entrada, evidenciando a modernização e melhorando o acesso para estudantes e profissionais.

Foi instalado gradil, a calçada foi reformada, o piso de granelite foi revitalizado e a unidade ganhou um novo paisagismo.

Com a reforma geral a escola ganhará novos móveis de escritório, equipamentos pedagógicos, como quadros de vidro  e 12 aparelhos de ar condicionado de 24 .000 e 12.000 BTUs, do Programa Climatizar é Humanizar.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado disse que a rede publica vive um momento único. “A Educação é uma prioridade na gestão Emanuel Pinheiro. Estamos avançando na infraestrutura, na formação e valorização dos profissionais, melhorando o processo ensino aprendizagem para os 57.252 estudantes atendidos pela rede pública municipal de ensino”, salientou a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado.  

A EMEB Agostinho Simplício de Figueiredo atende o Ensino Fundamental – do 3º ao 6º Ano, com um total de 221 estudantes matriculados.

 

SERVIÇO:

Entrega da Reforma Geral da EMEB Agostinho Simplício de Figueiredo

Data: quinta-feira (7)

Hora: 17h

Local: EMEB Agostinho Simplício de Figueiredo, Av. Amarílio de Almeida, 828 - Poção