Educação / DESENVOLVIMENTO E INCLUSÃO

13 de Maio de 2019 10h17

SUGESTÃO DE PAUTA – Prefeito assina parceria inédita com instituto do medalhista olímpico Flávio Canto

13/05/2019

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, assina nesta terça-feira (14), às 8h30, na EMEB Prof Firmo José Rodrigues, no Três Barras, uma parceria inédita com o Instituto Reação, idealizado pelo ex-judoca Flávio Canto, que conquistou a medalha de bronze nas Olímpiadas de Atenas, na Grécia. 

A parceria é fruto de um trabalho que já vem sendo desenvolvido na Capital mato-grossense pelo atleta de judô David Moura, cuiabano, que compete há anos pelo Instituto Reação, e viu uma oportunidade de expandir a iniciativa para Cuiabá, onde já possui um projeto social. A escola atende a 1.044 alunos, na Educação Infantil, na faixa etária de 6 a 12 anos e, 70 delas já participam das aulas de judô.

Criado no Rio de Janeiro, o Instituto Reação está presente em oito locais na cidade carioca e Cuiabá será a primeira cidade fora da capital fluminense, a receber o projeto.

A assinatura do Termo de Cooperação com o Instituto Reação também faz parte das comemorações dos 300 anos de Cuiabá.

O assessor técnico da Diretoria de Planejamento e Orçamento (DPO) da Secretaria Municipal de Educação, professor Carlos Klaus disse que para a implantação do Instituto, a Prefeitura de Cuiabá ficou responsável em indicar uma área para a construção do espaço. “O local será na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Prof. Firmo José Rodrigues, bairro Três Barras. É de responsabilidade também da Prefeitura, contribuir para o recrutamento dos alunos a serem atendidos pelo projeto. Toda parte de construção, bem como equipar a unidade com os materiais necessários e indispensáveis ao desenvolvimento das atividades, garantindo o atendimento regular aos alunos, são de responsabilidade do Instituto Reação”, explica Carlos Klaus

A unidade do Instituto em Cuiabá vai desenvolver o projeto Reação Faixa Preta, que oferece aulas de judô e jiu-jitsu para crianças e adolescentes, trabalhando os princípios e valores do esporte.

A nova unidade terá uma estrutura de 250 m2 de área coberta, contendo banheiro masculino e feminino, sala de administração, depósito, área do tatame e mezanino para duas salas de aula.

“Essa é uma parceria inédita e, o objetivo da Secretaria de Educação com esse trabalho é, sobretudo, alcançar as crianças dos bairros mais periféricos de Cuiabá, com atividades sadias, de incentivo ao esporte, à disciplina e à educação. Por meio do esporte, estamos promovendo a educação, a inclusão social e o desenvolvimento humano”, destacou o secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos lembrando que a ideia, com a construção do espaço é expandir o atendimento a outras unidades educacionais.

O Instituto Reação

Criado pelo medalhista olímpico Flávio Canto, seu técnico Geraldo Bernardes e amigos em 2003, o Instituto Reação é uma organização não governamental que promove o desenvolvimento humano e a inclusão social por meio do esporte e da educação, fomentando a prática do judô desde a iniciação esportiva até o alto rendimento.

A proposta é utilizar o esporte como instrumento educacional e de transformação social, formando faixas pretas dentro e fora do tatame. Mais de 1.400 crianças, adolescentes e jovens a partir de quatro anos são beneficiados no Rio de Janeiro, em oito locais onde o projeto é desenvolvido, na Rocinha; Cidade de Deus – Jacarepaguá; Cidade de Deus – Polo de Iniciação; Tubiacanga; Pequena Cruzada; Deodoro; Gamboa; Parque Olímpico e Solar Menino de Luz.

O instituto possui diversos parceiros financeiros e apoiadores, dentre eles: Visa, SporTv. IBM, UFC, entre outros.

Cuiabá será a primeira unidade fora do Rio de Janeiro a receber uma unidade do Instituto Reação.

Serviço
Assinatura do Termo de Acordo de Cooperação com o Instituto Reação

Data: 14/05, terça-feira

Hora: 08:30 h

Local: EMEB Prof. Firmo José Rodrigues, Rua 14, nº 52, Três Barras