Educação / PREVENÇÃO

30 de Outubro de 2019 08h00

SUGESTÃO DE PAUTA: Evento da Secretaria de Educação marca encerramento da campanha Outubro Rosa

30/10/2019

MARIA BARBANT

A Secretaria Municipal de Educação realiza nesta quarta-feira (30), às 9 horas, no auditório Maestro China, palestra de encerramento da Campanha Outubro Rosa. O evento é uma das ações da campanha de prevenção ao câncer de mama no âmbito da SME, dentro da estratégia implementada pela gestão de Promoção à Saúde e de efetivação da Política de Vigilância e Promoção à Saúde do Servidor.

Segundo dados do Setor Saúde do Trabalhador, na Secretaria de Educação de Cuiabá 6% das mulheres tem algum tipo de câncer de mama. Para Márcia Regina Peres de Moraes, da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas, o objetivo das ações, reforçadas pela campanha, tem sido disseminar as informações e aumentar o número de multiplicadores das mesmas. “O eixo principal da campanha foi a sensibilização, a prevenção e o encaminhamento. Tivemos o apoio de parceiros como o MT mamma e a Universidade de Cuiabá e, atualmente, em cada unidade de Educação, existe um agente multiplicador que divulga e chama as pessoas para que conheçam mais e entendam o que é esse autocuidado em relação ao câncer de mama”, disse ela.

O evento, voltado para os servidores da Educação, gestores escolares e multiplicadores, será aberto com uma apresentação do MT mamma. Logo depois as estudantes de Medicina da Unic Marcela Mari Lanhes D’Moura e Ketlin Nesello falarão sobre "Os Métodos Diagnósticos para Detectar o Câncer de Mama". A psicóloga Rafaella Régis abordará o tema "A importância do autocuidado", seguida pela nutricionista Thaisa Lucatteli que falará sobre "A alimentação saudável como fator protetor do CA de mama".

A iniciativa é coordenada pela Diretoria de Recursos Humanos, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas, e o Setor Saúde do Trabalhador, da Secretaria de Educação.

SAIBA MAIS

O câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete as brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam as mulheres. Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – órgão auxiliar do Ministério da Saúde, para o desenvolvimento e coordenação de ações integradas de prevenção e controle do câncer nos país -, foram estimados o surgimento de 59.700 novos casos de câncer de mama em 2019, no Brasil.

SERVIÇO

Palestras de encerramento da Campanha Outubro Rosa na Secretaria de Educação

Data: 30 de novembro

Hora: 9 horas

Local: Auditório Maestro China da Secretaria Municipal de Educação