Educação / SEMANA DA TRANSPARÊNCIA

23 de Maio de 2022 14h29

Sugestão de pauta: Estudantes de seis escolas participam da 7ª Edição da Semana da Transparência

23/05/2022

MARIA BARBANT e NATHANY GOMES

Gustavo Duarte

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá retoma este mês a Semana da Transparência. Esta será a 7ª edição do evento, uma iniciativa da Controladoria Geral do Município em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.  As ações vão acontecer de 24 a 26, no Auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação, nos dois turnos, e contemplarão 60 estudantes do 4º e 5ª Anos e cinco  monitores. Instituída pela Lei Municipal nº 5.853, de 2014, o projeto atende estudantes matriculados na rede pública municipal de ensino, com ações educativas abordando o tema “Controle Social e Cidadania”.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, falou sobre a importância do projeto. “A iniciativa auxilia, por meio de ações educativas, a formação ética e moral dos estudantes e promove a introdução pedagógica sobre funções dos Poderes estatais, despertando, nas novas gerações, a consciência de que o exercício da cidadania depende da participação de cada um nas decisões que afetam a coletividade; do reconhecimento dos direitos e deveres próprios da condição de cidadão; do controle social dos gastos públicos e da atuação ética e responsável perante a sociedade”, destacou a gestora.

A controladora-geral do município, Mariana Ribeiro, destacou que os cuidados com os pequenos é uma das principais bandeiras da Gestão Emanuel Pinheiro. "Mais que manter e fortalecer a transparência, queremos uma mudança de cultura, e nada mais coerente que iniciar pela educação, colocando isso para as nossas crianças, informando sobre o direito e o dever que cabe à todos os cidadãos de fiscalizar os atos públicos", disse.

O projeto conta com outros parceiros, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Zoonoses de Cuiabá e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB) e, o Circo InTenda.

Participantes

Participam das ações da 7ª Semana da Transparência da Prefeitura de Cuiabá as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB), Profª. Elza Luiza Esteves, Profª. Maria Ambrósio Pommont, Profª. Glaucia Maria Borges Garcia, Clóvis Hugueney Neto, Prof. Ezequiel Pompeu Ribeiro de Siqueira e Juscelino José Reiners.

As ações da Semana da Transparência são realizadas no mês de aniversário da Lei de Acesso à Informação Pública. A norma regulamenta o direito constitucional do cidadão, de receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular ou coletivo, conforme estabelece o art. 5º, inciso XXXIII, da Constituição Federal de 1988.

Este ano, a Lei de Acesso à Informação completa 10 anos.

 

 

Serviço: 

 

7ª Semana da Transparência da Prefeitura Municipal de Cuiabá

Data: 24 a 26/05

Local: Auditório Maestro China da Secretaria Municipal de Educação

Público alvo: estudantes do 4º ao 5º Ano de quatro unidades da rede pública municipal de ensino

 

Calendário

 

Dia: terça-feira, 24/05

Hora: 07 às 10:30h

EMEB Profª Elza Luiza Esteves

 

Hora: 13h às 16:30h

EMEB Profª Maria Ambrósio Pommont

 

Dia: quarta-feira, 25/05

Hora: 7h às 10:30h

EMEB Gláucia Maria Borges Garcia

 

Hora: 13h às 16:30h

EMEB Clóvis Hugueney Neto

 

Dia: quinta-feira, 26/05

Hora: 7h às 10:30

EMEB Prof. Ezequiel Pompeu Ribeiro de Siqueira

 

Hora: 13h às 10:30h

EMEB Jescelino José Reiners