Educação / AULAS PRESENCIAIS

26 de Setembro de 2021 09h10

SUGESTÃO DE PAUTA: Estudantes da rede pública municipal de ensino retornam às aulas presenciais nesta segunda-feira (27)

26/09/2021

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

A secretária municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, e a secretária adjunta de Educação, Débora Marques Vilar, vão acompanhar na segunda-feira (27), a partir das 7h da manhã, o retorno das atividades presenciais na rede pública municipal de ensino. As aulas acontecerão de forma híbrida, com número reduzido de estudantes por sala de aula (50% da capacidade de cada sala), e adoção de medidas de biossegurança e distanciamento físico, necessários neste momento de pandemia.

Na rede pública municipal de Cuiabá, 100% das 167 unidades educacionais vão retomar as atividades pedagógicas presenciais. Na rede pública municipal de ensino 12 unidades, encontram-se com obras de reforma em andamento. Desse total, quatro unidades alugaram novos espaços até que essas obras sejam finalizadas.

A secretária Edilene de Souza Machado explicou que a volta dos estudantes às atividades presenciais seguirá um Plano de Retorno e Protocolo de Biossegurança, construído com o apoio das equipes gestoras e orientações da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária. A gestora destacou que a presença dos estudantes foi autorizada pelos pais ou responsáveis. “Com base nessa informação e dentro da realidade de cada unidade, com a orientação da equipe pedagógica da Secretaria, as equipes gestoras organizaram o seu atendimento. As escolas que oferecem o Ensino Fundamental atenderão cada grupo de estudantes em dias alternados. E para as crianças de 0 a 5 anos, o revezamento será semanal”, explicou a secretária de Educação Edilene Machado.

A rotina nas unidades terá mudanças. Além de uma nova organização das turmas, o horário de permanência dos estudantes na unidade será reduzido. A alimentação escolar será servida no intervalo, nas salas de aulas e todas as atividades coletivas estão suspensas, por enquanto.

Antes de entrar nas unidades, estudantes e profissionais terão que aferir a temperatura e passar por tapetes sanitizantes. O uso de máscaras é obrigatório. Todas as unidades têm disponíveis totens e dispensers de álcool 70%. As salas de aula estão preparadas, com distanciamento das carteiras, e a higienização será intensificada.

Os estudantes cujos pais não se sentem seguros em encaminhar seus filhos neste momento continuarão recebendo atendimento de forma remota, disponíveis no @portaldaescolacuiabana e outras plataformas pedagógicas, como vem sendo feito desde março de 2020, quando as atividades presenciais foram suspensas. Os estudantes com dificuldades de acesso à internet continuarão recebendo as atividades impressas e material estruturado dos programas como o de alfabetização (ProAC - Programa de Alfabetização Cuiabano), e o de melhoria da proficiência (PROMP - Programa de Melhoria da Proficiência).

“Neste momento temos que ter todo o cuidado. Os profissionais da educação e equipes gestoras, finalizaram mais um ciclo de formação continuada sobre o protocolo de biossegurança nos espaços escolares, os aspectos socioemocionais envolvidos nesse retorno e o ensino híbrido. Nosso objetivo é que possamos receber nossos alunos e profissionais com segurança, garantindo o seu bem-estar físico, mental e social”, ressaltou a secretária de Educação, Edilene Machado.

 

Serviço

 

Retorno das atividades presenciais

Dia: segunda-feira, 27/09

Horário: 7 horas

 

Agenda:

1- Secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado

 

EMEB Maria da Glória de Souza

Av. Bosque da Saúde, 146, Bairro Baú

FONE: 3313-3036

 

CMEI Coronel José Meirelles

Rua Maracanã, s/n, bairro Areão

FONE: 3628 1050

 

2 - Secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar

 

EMEB Madre Martha Cerutti

Av. Ver. Juliano da Costa Marques, s/n, bairro Bela Vista

FONE: 3313-3007

 

Creche Josefa da Silva Parente

Av. Vereador Juliano da Costa Marques, s/n, bairro Bela Vista (ao lado da EMEB Madre Martha Cerutti)

FONE: 3653 5810

 

EMEB Profª. Elza Luíza Esteves

Av. Senegal, s/nº, bairro Canjica

FONE: 3644 7368