Educação / BNCC

07 de Junho de 2018 08h53

Sugestão de Pauta - A Base Nacional Comum Curricular será tema de encontro em Cuiabá na sexta-feira

07/06/2018

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá realiza nesta sexta-feira (8), no Hotel Fazenda Mato Grosso, o Dia D de estudos para a implantação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nas unidades educacionais do município.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, ressaltou que o evento reforça o compromisso do Prefeito Emanuel Pinheiro com a implementação de políticas públicas que busquem a qualidade do processo de ensino aprendizagem. “Os profissionais de educação já vêm discutindo o tema, mas é fundamental que estabeleçamos, a partir da realização desse encontro, um marco oficial para o início dos estudos e reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular, nas unidades educacionais da rede municipal”, salientou.

O objetivo desse momento de discussão é possibilitar a todos uma visão geral sobre como está organizada a BNCC, quais mudanças estão sendo propostas e como isso impactará no modo como as escolas vão desenvolver a prática educativa articulada às demandas da contemporaneidade, cultura digital, respeito à diversidade e formação humana integral.

 

BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que visa nortear o currículo a ser implementado nas unidades educacionais de todo o país. Esse documento inclui todas as fases da Educação Básica, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental.

 

Programação

O encontro será aberto às 8h30, com apresentação cultural, dos alunos da EMEB Onofre de Oliveira, do projeto musicalização com a viola de cocho, coordenado pelo professor Thomas, logo depois do credenciamento das 7h30 às 8h30.

A palestra de abertura será ministrada pela Profª. Esp. Anna Penido, diretora do Instituto Inspirare, sobre o tema ‘A construção da BNCC: Educação Básica como Direito”. Logo depois será aberto um espaço para debates.

Às 11h, a Profª. Zileide Lucinda dos Santos, diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação dará orientações para mobilização da comunidade escolar em relação ao Dia D – BNCC nas Unidades Educacionais.

No período da tarde, acontecem as discussões, a partir das 13h30 às 17h, com reflexões curriculares em diferentes contextos educacionais. Os temas serão a BNCC e a Educação Infantil e a BNCC e o Ensino Fundamental. Às 16h30 está previsto um debate com encerramento às 17h.

 

Serviço

O que: Dia D – BNCC na Rede Municipal de Educação

Quando: sexta-feira (08/06), das 7:30 às 17h

Onde: Hotel Fazenda Mato Grosso