Terça, 29 de outubro de 2019, 15h00
A- |  A+

Educação / LIVRO ESQUECIDO

SUGESTÃO DE PAUTA: 5ª edição do projeto da Prefeitura de Cuiabá comemora o dia nacional do livro com incentivo à leitura

Cerca de 2 mil exemplares de vários gêneros e autores estão disponibilizados para os cuiabanos em diferentes pontos da cidade


O Dia Nacional do Livro está sendo comemorado em Cuiabá com uma programação especial. A partir desta terça-feira (29) até a próxima quinta-feira (31), das 8h às 17h, a Prefeitura de Cuiabá e a Secretaria Municipal de Educação, por meio das Bibliotecas ‘Saber com Sabor’, realizam o projeto Livro Esquecido. Aproximadamente 2 mil exemplares de diversos gêneros e autores estarão sendo propositalmente ‘esquecidos’ em vários pontos da cidade, incluindo praças, parques, pontos e terminais de ônibus, com grande circulação de pessoas. O objetivo é levar conhecimento, cultura, lazer e entretenimento aos cuiabanos, de todas as idades.

A ideia é inspirada no conceito de Bookcrossing, criado nos EUA no começo dos anos 2000, explica a coordenadora das Bibliotecas Comunitárias ‘Saber com Sabor’, Edvair Pereira Alves. “Esse conceito combina leitura e urbanidade, convidando os leitores a deixarem livros em locais diferentes, pela cidade, para que outras pessoas possam encontrar, ler e voltar a abandoná-los, numa espécie de cadeia em favor do acesso à leitura. Existem diferentes versões do Bookcrossing espalhadas por cidades do Brasil e do mundo, incentivando crianças, jovens e adultos a ler”, contou Edvair Alves.

Em Cuiabá, o projeto Livro Esquecido está na sua quinta edição e já foi realizado em vários formatos todos oportunizando aos cuiabanos, documentários, romances, livros de suspense e ficção, autoajuda, bíblicos, religiosos, de poemas e poesias, escolares, sobre profissões e uma infinidade de áreas. “Os livros são doados pela sociedade e nosso objetivo é atingir o maior número de pessoas nos quatro cantos da cidade para que possamos diversificar os meios de incentivo à leitura; propiciar o acesso e a democratização da informação e promover a formação do indivíduo, o resgate da cidadania, da autoestima e da interação social”, salientou a coordenadora.

Nesse período, nas Bibliotecas Comunitárias dos bairros Pedra 90, Santa Izabel, Cidade Verde e Osmar Cabral, estarão acontecendo atividades culturais com leituras, contação de histórias, desenho e pintura e, aqueles que quiserem doar livros, podem procurar uma das seis Bibliotecas "Saber com Sabor" ou pontos de leitura, localizados na sede da Secretaria Municipal de Educação, ou na Biblioteca Consciente, no Distrito do Aguaçu.

Saiba mais

O Dia Nacional do Livro (29 de outubro) é a data de aniversário de fundação da Biblioteca Nacional, que nasceu com a transferência da Real Biblioteca Portuguesa para o Brasil.

Serviço

Comemoração do Dia Nacional do Livro

Datas: 29, 30 e 31 de outubro

Locais: Praças, parques, pontos e terminais de ônibus e outros

Horário: 08h às 17h

Atividades Culturais: Bibliotecas Comunitárias dos bairros Pedra 90, Santa Izabel, Cidade Verde e Osmar Cabral

Locais: Proximidades da Praça 08 de Abril e Praças Rachid Jaud, Popular, Ipiranga, Maria Taquara, da República, Bispo, Santos Dumont, da Mandioca, Praça Cultura CPA III, Presidente Costa e Silva/Popular, das Lavadeiras, da Lixeira, dos Motoristas e Orla do Porto. E ainda nos Parques da Nascente, na Morada do Ouro II, da Família, no bairro Bela Vista, Mãe Bonifácia, Massairo Okamura, Zé Bolo Flor, Tia Nair e das Águas.

 

 

Enviar Matéria Imprimir Voltar

Praça Alencastro, nº 158 - Centro

CEP: 78005-906

Telefone:(65) 3645-6263/6039 (Recepção)

© 2017 - Todos os direitos reservados - Prefeitura de Cuiabá