Educação / ESTRAGO

23 de Outubro de 2017 14h34

SME já iniciou os reparos nas unidades escolares atingidas pela tempestade

23/10/2017

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

A Secretaria Municipal de Educação começou nesta segunda-feira (23) os reparos nas escolas e creches atingidas pela tempestade que caiu em Cuiabá no último sábado (21). Segundo levantamento feito pelos técnicos da Secretaria, pelo menos  17 escolas e creches da área urbana e do campo foram afetadas. Os problemas maiores foram verificados em forros, telhados, rede elétrica e muros derrubados em função de árvores caídas.

Apenas em uma das unidades, a EMEB Irmã Maria Betty de Souza Pires, localizada no bairro Novo Mato Grosso, as aulas foram suspensas nesta segunda e terça-feira para os 356 alunos matriculados. Equipes da SME estão na escola e em outras unidades fazendo limpeza e retirada de entulho.

No domingo, a SME junto com técnicos da empresa Jam, responsável pela  manutenção corretiva visitaram as unidades. A ação está sendo  coordenada pela Diretoria de Infraestrutura da SME.

O diretor de Infraestrutura, Silvio Barreto, disse que a ordem é “agir de imediato para dar condições operacionais às unidades escolares e garantir em primeiro lugar a segurança e o retorno à normalidade, para que os alunos e professores não sejam prejudicados”.

O trabalho, segundo o coordenador de Manutenção, Wagner Luis Zaviasky, começou nesta segunda-feira e inclui, além da retirada de entulho, a recuperação de forros, telhados e reconstrução de muros.  

Uma parte dos trabalhos está sendo realizada pela empresa Jam, responsável pela execução do plano de manutenção corretiva “Escola 300” para 24 unidades escolares da rede municipal, programa que integra um  conjunto de ações de humanização da Educação do município responsável pelo ensino Infantil e Fundamental de mais de 50 mil alunos.

Nesse grupo estão nove unidades escolares, as EMEB Profª Guilhermina de Figueiredo, localizada no bairro Carumbé; EMEB Orzina de Amorim Soares , no Jardim Vitória;  EMEB Aristotelino Alves Pereira, no 1º de Março; EMEB Deputado Ulisses Silveira Guimarães, no Ouro Fino; Creche Ilza Terezinha Picole Pagot, no bairro Jardim Aroeira; EMEB 12 de Outubro, no Itamarati; EMEB São João Bosco, no bairro Cidade Alta e escola do campo EMREB Nossa Senhora da Penha de França, no Coxipó do Ouro e a creche Risoleta Neves, no bairro Tres Lagoas.

As EMEB  Irmã Maria Betty de Souza Pires, EMEB Antonia Tita Maciel de Campos, no Jardim Florianópolis, Creche José Luiz Borges Garcia, no bairro Planalto,  EMEB Liberdade, no Osmar Cabral, EMEB José Torquato da Silva, no Parque Residencial Cuiabá; e as creches  Josefa Parente, no bairro Bela Vista,  Altos da Gloria, no bairro de mesmo nome   e EMEB Profª  Maria Dimpina Lobo Duarte, no Coxipo a SME já acionou as empresas prestadoras de serviço.