Educação /

25 de Março de 2011 16h59

SME e Secretaria de Estado de Segurança Pública se unem no combate às drogas

25/03/2011

Giovania Teixeira Duarte-Assessoria-SME

Cinco mil alunos da rede municipal de Cuiabá participarão este ano do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), desenvolvido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), conforme convênio assinado hoje (25-03) pelos dois órgãos, na sede da SME.

 

Implantado em 2000 em Cuiabá e Várzea Grande, o projeto tem como objetivo principal orientar os alunos sobre a questão das drogas e da violência, informando os males que elas causam na vida do ser humano e, consequentemente, da sociedade. 

O Proerd foi criado em 1983, pela polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, juntamente com o distrito escolar da cidade, com a finalidade de atuar na prevenção do uso de drogas por crianças e adolescentes. No Brasil, o programa chegou em 1992.

Durante os 10 anos de existência no estado de Mato Grosso, o Proerd já alcançou 75 municípios e formou cerca de 150 mil alunos.

 

Durante a solenidade de assinatura do convênio, o secretário municipal de Educação, Permínio Pinto Filho, destacou a importância do programa e afirmou que a SME oferecerá o suporte necessário para o desenvolvimento das atividades do projeto. “Nada é mais destrutivo para uma família e para a sociedade do que as drogas. Os resultados positivos, a disciplina das crianças e o envolvimento dos pais nos impulsionam cada vez mais a fortalecer essa parceria”. 

Na oportunidade, o coordenador do Proerd no Estado, Tenente Coronel Jacques Lopes da Cunha, reiterou o trabalho conjunto com as secretarias de educação para o sucesso do projeto. “Não há com vencermos as drogas se não houver a formação e a conscientização das nossas crianças. Temos que ir lá à base”.

 

O coronel também revelou que o programa passa por uma reestruturação para contemplar outras etapas de ensino, tendo em vista que os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental estão numa faixa etária em que, segundo pesquisas, a criança tem o primeiro contato com as drogas. “Também estamos ampliando para outras entidades dos bairros, como clube de mães, por exemplo”. 

Instrutora do Proerd há sete anos, a soldado Ana Paula Moraes avalia que, o trabalho de conscientização realizado com os alunos repercute de forma positiva também fora do ambiente escolar. “Essas crianças e adolescentes levam essas informações para a família e para os outros grupos sociais com os quais se relacionam”.

 

O resultado de tudo isso, segundo ela, é o fortalecimento desses estudantes em casos de abordagens e ofertas dessas substâncias químicas. “Ao descobrirem que também existem as drogas lícitas, como o álcool, eles também passam a se preocupar e conscientizar membros da família, vozinhos. Ou seja, passam a ser multiplicadores do programa”. 

No primeiro semestre deste ano, o Proerd funcionará em 12 escolas da rede municipal. Mas com a seleção e qualificação de novo instrutores, esse número será ampliado até o final do ano.

 

Mais informações:
(65) 3645-6578