Educação / MATRÍCULAS

06 de Fevereiro de 2018 13h15

SME divulga as listas das crianças classificadas para as vagas nas Creches e CMEI

06/02/2018

MARIA BARBANT

Gustavo Duarte

Arquivo

A Secretaria Municipal de Educação (SME) divulga nesta terça-feira (6), a lista com o nome dos pais que solicitaram vagas nas Unidades Educacionais de Creches e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), da Rede Municipal de Educação. A divulgação da lista estava anunciada para esta segunda-feira (5), mas uma inconsistência no na transmissão dos dados impossibilitou a publicação da relação no prazo previsto.

A secretária adjunta de educação, Edilene Machado informou que com a divulgação das listagens, que estão afixadas também nas unidades educacionais, a Secretaria Municipal de Educação estará efetivando o processo de matrículas.

A rede municipal de educação de Cuiabá atende a educação infantil (creche e pré escola) e o Ensino Fundamental (do 1º ao 9º ano) e sua capacitade de atendimento para o ano de 2018  é de aproximadamente 50 mil alunos.

“Atenderemos em 2018 toda a demanda das crianças de 4 e 5 anos, assim como do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Nessa faixa etária, a rede municipal ainda dispõe de mais de 300 vagas para a Educação Infantil e capacidade instalada para o pleno atendimento de toda demanda do Ensino Fundamental”, ressaltou ela.

De acordo com Edilene Machado a atual gestão da SME têm consciência da impossibilidade atual de atender toda a demanda por creche em Cuiabá porém, está trabalhando  para suprir essa necessidade. Em 2017, foram ampliadas em 803 novas vagas no atendimento de 0 a 3 anos em creche.

“Já no início de 2018 inauguramos dois Centros Municipais de Educação Infantil, no dia 30 de janeiro, o CMEI Marília Inês Pedrollo Salomoni no bairro Santa Terezinha e ontem (5),  o CMEI, o Regina Pia Padilla de Borbon Neves,  no bairro Altos da Serra. Com essas duas unidades educacionais  o atendimento foi ampliado em 480 vagas”, destacou Edilene Machado.

No decorrer do ano está prevista a inauguração de mais 02 CMEI, que oportunizarão o aumento de mais 480 vagas para creche e pré escola.

“Nossa equipe, sob a orientação do Prefeito Emanuel Pinheiro, está empenhada em reduzir o déficit dessa demanda. Neste sentido temos 02 CMEI em construção com recursos do MEC,  06 projetos protocolados e conveniados em licitação e mais 12 projetos com indicação de áreas públicas prontos para serem protocolados, visando conseguir recursos da União para construção ou ampliação”, salientou o secretário de Educação. Todo este trabalho nos permitirá cumprir a meta do nosso Plano Municipal de Educação tanto para a Educação Infantil como para o Ensino Fundamental”, destacou o secretario municipal de Educação, Rafael Cotrim.

Em relação as novas vagas, a  efetivação das vagas solicitadas via matrícula web estarão acontecendo durante esta semana e após o Carnaval, nos dias 14 e 15 de fevereiro.

“Nossa equipe entrará em contato com os pais ou responsáveis cadastrados que deverão procurar a Unidade Educacional para a qual seu filho foi indicado e efetivar a matrícula. Portanto, teremos uma movimentação que poderá alterar os números divulgados em relação às listas. A convocação para os pais ou responsáveis efetivarem a matrcula nas Creches e CMEI obedece aos critérios estabelecidos pelo Prefeito Municipal, Emanuel Pinheiro, no Decreto 6293 de 12 de julho de 2017”, finalizou Edilene Machado.

 

Confira  em anexo e no link no site da Prefeitura de Cuiabá a listagem completa dos classificados nas Creches e CMEI