Educação /

24 de Maio de 2010 13h15

SME busca parceria da Sejusp para garantir segurança nas escolas

24/05/2010

Waldemir Felix

Os elevados índices de violência e furtos que vem sendo registrados em unidades de ensino de Cuiabá, bem como em suas imediações, tem sido motivo de grande preocupação para os profissionais da educação e pais de alunos. Em alguns bairros, como o Santa Izabel, gangues causam temor em professores, diretores e estudantes que tem reivindicado mais segurança junto as autoridades policiais.

Para discutir essa situação e buscar medidas que possam reduzir a violência nas unidades de ensino, o secretário municipal de Educação, Perminio Pinto Filho esteve reunido com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diogenes Curado que, também demonstrando preocupação, sugeriu algumas ações preventivas que passarão a ser adotadas.

No encontro, que teve a participação do secretário adjunto de Assuntos Estratégicos da Sejusp, Alexandre Bustamonte e da delegada Thais Camarinho, diretora adjunta de Polícia Civil ficou definido que as rondas policiais serão intensificadas, especialmente nas áreas de maior incidência de furtos, como é o caso do Santa Izabel. Nesse bairro, a Escola Municipal Ranulpho Paes de Barros foi assaltada três vezes em um espaço de apenas 15 dias.

O secretário municipal de Educação, Perminio Pinto Filho lembrou que a quase totalidade das escolas municipais está localizada na periferia da cidade, onde os índices de violência são sempre maiores, principalmente devido ao comércio de drogas. O secretário de Segurança Pública, Diogenes Curado frisou que o combate ao tráfico e venda de drogas será intensificado nas imediações das escolas, como uma medida preventiva para se reduzir os índices de violência.

Somente neste ano Boletins de Ocorrência por furto, assaltos e outros tipos de violência foram registrados pelas direções das Escolas Municipais Osmar Cabral, Ana Luiza Prado Bastos, Liberdade e Maria Nery Batista Ribeiro, todas na região do bairro Osmar Cabral.

Houve registro ainda na Escola Municipal Maria Elazir Correa de Figueiredo, no bairro São João Del Rey; na Escola Maximiano Arcanjo da Cruz e Creche Jamil Boutros Nadaf, localizadas na região do bairro Santa Laura; na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida e Creche Maria Figueiredo Nunes, na região do Jardim Colorado e nas Escolas Municipais Ranulpho Paes de Barros, Maria Eunice Barros e Creche Sebastião Tolomeu, todas na região do Santa Izabel. Nas Escolas Tancredo Neves, do Jardim Araçá, e Constança Figueiredo Palma - Bem Bem,no Jardim Fortaleza também houve registro de Boletim de Ocorrência.

O secretário Permínio Pinto Filho acredita que, com uma ação preventiva mais intensa por parte das Polícias Militar e Civil, será possível reduzir os índices de violência. Uma maior integração entre diretores, profissionais da educação com os delegados e base de segurança dos bairros foi sugerida pela secretária adjunta de Polícia Civil, delegada Thais Camarinho. Essa integração, como destacou, pode agilizar o atendimento em casos de necessidade de intervenção policial.

Mais informações:
3645-6578