Educação / Creches e CMEI

17 de Janeiro de 2017 08h30

SME apresenta sistema web de matrículas para servidores

17/01/2017

GLAUCIA COLOGNESI

Jorge Pinho

Arquivo

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Cuiabá começou, nesta semana, a apresentar aos servidores da sede o sistema de matrículas Web, inédito na rede municipal de ensino. 

Para conduzirem com agilidade o processo e manusearem o sistema com expertise, os primeiros a conhecerem e sanarem todas as dúvidas sobre o Portal foram os servidores da Diretoria de Ensino e Diretoria de Planejamento da SME, nesta segunda-feira (16 de janeiro).

Os servidores tiveram contato com todas as funcionalidades do Portal Matrículas Web/Sigeduca, elaborado pela empresa Ábaco, e também tiveram acesso ao passo a passo de como funcionará todo o sistema em todas as suas etapas. O site estará disponível para o público externo a partir do dia 23 de janeiro, por meio de link no site da Prefeitura www.cuiaba.mt.gov.br.

Conforme a Diretoria de Planejamento Orçamentário da SME, diferentemente da matrícula web do Governo do Estado, o número de vagas ofertado pelo sistema não diminui de acordo com cada acesso. Sendo assim, independentemente se uma pessoa for a primeira ou a última a acessar o site, isso não dará a ela mais ou menos chances de conseguir a vaga. O cadastro de cada candidato será analisado pela secretaria juntamente com a unidade educacional e o critério de seleção será a proximidade da residência da criança com a unidade, de acordo com o que prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Ainda segundo o setor, este modelo de Matrículas Web foi pensado para evitar filas nas portas das unidades, mas também para não prejudicar nem excluir do processo as pessoas com maior dificuldade de acesso e manuseio ao sistema informatizado.

Treinamentos 

A partir do dia 18 de janeiro, todos os servidores da sede, as secretárias de CMEI e as diretoras de creches passarão por treinamento. Servidores dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) também receberão orientações. Isso porque, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e prédio das Regionais serão instalados computadores e disponibilizados pelo menos dois servidores para auxiliar os pais que não têm acesso a computador e internet em casa e no trabalho ou ainda possuam dificuldade em fazer o cadastro no novo sistema.