Educação / SAÚDE DO TRABALHADOR

09 de Agosto de 2019 10h34

Servidores da Secretaria Municipal de Educação realizam campanha do Agosto Dourado

09/08/2019

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Neste mês de agosto, como incentivo ao aleitamento materno, profissionais da Educação estão realizando uma campanha interna para coleta de frascos de vidro, com tampa plástica, que serão doados para o Banco de Leite do Hospital Geral de Cuiabá. A iniciativa está sendo coordenada pela equipe da Saúde do Trabalhador, ligada a Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas, da Diretoria de Recursos Humanos. Os frascos serão recolhidos na sede da Secretaria Municipal de Educação e posteriormente encaminhados para a unidade hospitalar.

A coordenadora Márcia Regina Perez de Moraes explicou que a campanha tem como objetivo conscientizar os servidores, quanto à importância do aleitamento materno para a saúde da mãe e da criança. “Neste mês de agosto, dedicado à promoção e incentivo ao aleitamento materno, estamos organizando algumas atividades, voltadas para a conscientização e orientação. Uma delas é a campanha de coleta de frascos de vidro. Essas ações fazem parte da estratégia de Promoção à Saúde, que busca a implementação de uma política de vigilância e promoção à saúde do trabalhador”, disse Marcia Moraes.

Além da campanha, no dia 21 de agosto, no período da tarde, na sala da Saúde do Trabalhador, será realizada uma roda de conversa em parceria com o Banco de Leite do Hospital Geral Universitário de Cuiabá, para todas as servidoras gestantes ou que estejam amamentando. Nessa roda de conversa serão repassadas orientações valiosas, de nutrição, enfermagem, dicas e orientações práticas para a amamentação correta e orientações psicológicas.

SAIBA MAIS

O Banco de Leite Humano (BLH) é um centro especializado, responsável pela promoção e incentivo ao aleitamento materno, e execução das atividades de coleta, processamento e distribuição de excedente de leite humano de mães doadoras.

Em Cuiabá, caso a mulher lactante deseje doar seu leite, necessite de orientações sobre amamentação ou esteja com problemas nas mamas no período de amamentação, pode entrar em contato com o Banco de Leite do Hospital Geral de Cuiabá. A unidade fica na Rua 13 de Junho, nº 2101, 2º andar. O contato pode ser feito também por telefone, no número (65) 3363-7035 ou e-mail, blhgu@gmail.com.

Segundo dados do Ministério da Saúde a amamentação é capaz de reduzir em 13% a mortalidade infantil por causas evitáveis, em crianças menores de cinco anos.

 

No Brasil, nascem aproximadamente 3 milhões de bebês por ano, e 14% deles são prematuros ou têm baixo peso (menos que 2,5 quilos). Por isso, é necessário ter os bancos de leites humanos e as mulheres que tenham excesso de leite sejam doadoras.