Educação / CAPACITAÇÃO

24 de Abril de 2018 16h50

Servidores da rede pública de ensino recebem material didático do Programa Profuncionario

24/04/2018

ROBERTA PENHA

Jorge Pinho

Arquivo

O material didático do Programa Profuncionario começou a ser distribuído nesta semana para os servidores da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá - SME. O curso, que é oferecido pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), via Educação à Distância (EAD), em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), tem 632 alunos todos funcionários da rede municipal.

O curso é voltado para a formação de servidores de unidades escolares públicas da educação básica. Segundo informações da assessora Pedagógica da SME, Eliene Alves Ferreira, o objetivo é fazer com que os funcionários sejam capacitados para que desenvolvam seu trabalho de forma cada vez mais eficiente e, com isso, elevem o nível dentro da sua área de atuação. “Os servidores da SME que estão participando desta capacitação são lotados nos cargos de infraestrutura, nutrição escolar, multimeios didáticos e secretaria escolar. Esta turma começou em 2017 e vai até 2019 e terá dois módulos: o Módulo Pedagógico, comum a todos e o Módulo Específico”, explica.

Além de ser a instituição responsável por promover o curso para os servidores públicos, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) também tem o papel de acompanhar os alunos, orientá-los dentro de sua prática profissional, bem como certificá-los ao final dos módulos. Neste ano a SME vai oferecer um polo de atendimento com uma professora mediadora para tirar as dúvidas dos participantes e estimulá-los com os estudos.

“Esta formação é de fundamental importância para nossos servidores, pois os auxilia a reconhecer e entender seu papel como educador, independente da função que desempenha. Durante o curso, que tem a duração de dois anos, os participantes desenvolvem suas potencialidades dentro do seu cargo e colocam em prática o que aprendem na teoria”, comenta Eliene Ferreira.

Os funcionários das unidades escolares localizadas na Regional Norte receberam os kits com o material didático nesta segunda-feira (23). Nesta terça-feira (24) será a vez dos funcionários da Regional Sul e na quinta-feira (26) serão os profissionais que atuam nas Regionais Leste e Oeste que receberão o material.