Educação / Comemoração

28 de Maio de 2015 16h40

Servidores da Educação “entram na brincadeira” no Dia Internacional do Brincar

28/05/2015

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

Os servidores da Secretaria Municipal de Educação foram recepcionados na manhã desta quinta-feira (28), de uma forma bastante diferente e inusitada. Assim que entraram na recepção do órgão todos foram convidados a brincar por alguns minutos. Toda essa diversão tem uma explicação: na data de 28 de maio é comemorado o Dia Internacional do Brincar.

A brincadeira começou do lado de fora da secretaria, que foi decorada com uma grande teia de malha colorida, convidando a todos para entrarem na brincadeira.

A ação é uma iniciativa da Diretoria de Ensino, por meio da equipe de educação infantil da coordenadoria de organização curricular. Caracterizados de personagens de histórias infantis, a equipe promoveu aos demais colegas uma manhã lúdica, várias brincadeiras, como amarelinha, cantigas de roda, brincadeiras de mão, elástico e passarás.

Conforme a coordenadora de Organização Curricular, Maria Benedita Martelli, a ideia de fazer o dia de brincar na secretaria surgiu com a intenção de iniciar um despertar para a importância do brincar na infância, levando essa cultura também para as unidades educacionais.

Todo esse trabalho, segundo a coordenadora, se fortaleceu depois do projeto “Brincadiquê? Pelo direito ao brincar”, formação continuada que visa sensibilizar os assessores, coordenadores e professores das unidades de educação infantil a implantarem o brincar na rotina das crianças. 

A atividade do Dia Internacional do Brincar também foi realizada com os coordenadores e multiplicadores de 27 creches municipais que participam da formação “Arte de Contar Histórias”, nas Faculdades Integradas Cantares de Salomão (Feics).

Além da equipe de educação infantil, o evento contou a parceria dos assessores do projeto Brincadiquê? e da equipe do saúde do trabalhador.

“Momentos como esse, de entretenimento e diversão, no local de trabalho, contribuem para o bem estar e alivia o estresse que o servidor acumula ao logo do dia. Essas ações são bem vindas e devem ser acrescentadas com maior frequência no local de trabalho”, avalia o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo.

O Dia Internacional do Brincar  é comemorado em 25 países, entre eles nos Estados Unidos, Argentina, México, França, Coreia, Japão, Espanha, Itália e Portugal. Tem como princípio que o brincar não tem idade, hora e nem local e esse dia deve ser de atenção total ao outro. A ideia de promover esse dia é abrir espaço para que o espírito lúdico esteja mais presente no cotidiano das pessoas e nas relações com o outro.