Educação / SUGESTÃO DE PAUTA

28 de Novembro de 2017 16h15

Seminário traz o pedagogo Miguel Arroyo para discutir a educação integral

28/11/2017

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

O currículo na perspectiva da Formação Humana será o tema da palestra desta quarta-feira (29), das 8h00 às 12h00 horas, no Hotel Fazenda Mato Grosso, no I Seminário  de Educação da Rede Municipal e II Seminário Integrador da Rede Municipal de Cuiabá. A palestra será proferida pelo Profº. Dr. Miguel Arroyo, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

À tarde, das 14h00 às 18h00, uma mesa redonda irá discutir a Formação de Professores numa perspectiva Integradora e Colaborativa. Estarão participando dessa mesa redonda a Profª Drª Eilomena Monteiro,  da UFMT e a Profª. Drª Heloisa Salles Gentil, da Unemat.

À noite, das 19h00 às 21h30s, a Profª Drª Jaqueline Pereira Ventura, da Universidade Federal Fluminense (UFF), falará sobre o currículo na Educação de Jovens e Adultos.

Escola integral

Sociólogo, educador, doutor em Educação pela Stanford University e professor emérito da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Miguel Arroyo é um dos especialistas mais requisitados quando o tema é educação integral.  

Para ele, a função da pedagogia e da educação é acompanhar a formação do ser humano em sua totalidade, garantindo o  pleno desenvolvimento dos educandos, em especial das crianças e adolescentes que a sociedade trata de maneira mais  injusta. Arroyo, destaca a formação continuada dos professores aliada à experiência docente, para um ensino de qualidade.

Na temática currículo e educação integral, o educador destaca a importância de integrar os diferentes saberes que educandos, suas famílias e as comunidades trazem para o currículo escolar.

Seminário

O I Seminário  de Educação da Rede Municipal e II Seminário Integrador da Rede Municipal de Cuiabá reúne desde segunda-feira (27), mais de 1.200 profissionais da rede municipal de Educação de Cuiabá com o objetivo de repensar as ações pedagógicas desenvolvidas nas escolas da capital.

O evento prossegue até o dia 02 de dezembro, com debates em torno da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação para Imigrantes e Educação do Campo, em grupos de trabalho, mesas redonda e oficinas.

Na sexta-feira (1), a praça Alencastro recebe um Sarau Cuiabano com apresentação de siriri e outras manifestações artísticas, às 18 horas.

No sábado (2), na EMERB Dr. Estevão Alves Correa, localizada na estrada para Chapada dos Guimarães, será realizada a ultima palestra do evento, com o tema Educação no Campo: Perspectivas e Desafios com o Profº. Drº Leonir Boff, da Unemat, no período da manhã. A tarde, acontece o grupo de trabalho Educação no Campo, com a apresentação de experiências e vivencias curriculares.

Confira aqui a programação completa do evento.

 

Serviço 

I Seminário de Educação da Rede municipal: Educação Básica como Direito e II Seminário Integrador da Rede Municipal de Cuiabá

Data: 27 de novembro a 02 de dezembro

Horário: das 08:00 as 18:00 horas e das 19:00 às 21:30 horas

Local: Hotel Fazenda Mato Grosso, Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS), Auditório da SME e unidades educacional urbana e do campo.