Educação / FORMAÇÃO

30 de Novembro de 2017 17h31

Seminário Integrador prossegue com grupos de trabalho e oficinas

30/11/2017

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

As salas das Faculdades Integradas Cantares de Salomão (FEICS) recebem a partir desta quinta-feira (30) cinco grupos de trabalho do I Seminário de Educação da Rede Municipal: Educação Básica como Direito e II Seminário Integrador da Rede Municipal de Cuiabá. O evento, que começou na ultima segunda-feira (27) com cerca de 2.300 inscritos, reúne professores e Técnicos de Desenvolvimento Infantil (TDI) - da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA/Campo -, além de Gestores das escolas e Assessores da SME, com objetivo de refletir sobre as ações pedagógicas desenvolvidas na rede municipal de ensino.

Os grupos de trabalho vão abordar temas variados e apresentar as experiências curriculares exitosas e vivências pedagógicas realizadas nas escolas municipais na implementação de Projetos Educacionais como o “União faz a Vida, Experiência Formativas como o IPE Áreas Integradas, Tecnologias Educacionais, Educação Física e Arte, Educação Infantil como Espaço Narrativo e Educação para Imigrantes.

Nesta sexta-feira (1), também nas Salas da FEICS acontecem oito oficinas nos período da manhã e a tarde onde serão apresentados trabalhos ligados a projetos de musicalização e alfabetização, Práticas de Inclusão, oficinas da conferencia infanto-juvenil pelo meio ambiente, Educação ambiental, Economia Solidária e Viver Cuiabá: Rumo aos 300 anos.

No sábado (2/12) as atividades serão realizadas na EMEBC Dr. Estevão Alves Correa, pela manhã, a partir das 08:00 até as 12:00 horas, com a palestra “Educação do Campo: Perspectivas e Desafios”, com o Profº Dr. Leonir Boff, da Unemat. No período da tarde, das 14:00 às 18:00 horas, acontece o GT Educação no Campo: Experiências e Vivências Curriculares.

Programação cultural.

Na sexta-feira (1), das 08:00 às 11:00 e das 13:30 às 17:30 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, acontece a Mostra de Trabalhos dos Programa Novo Mato Grosso. No período da manhã, das unidades educacionais das Regionais Norte e Sul, e a tarde, das Regionais Leste e Oeste.

A partir das 18:00 horas, na Praça Alencastro acontece o Sarau Cultural com a  participação dos profissionais da rede municipal de ensino com o objetivo de proporcionar aos profissionais da educação vivenciar os aspectos da cultura cuiabana, no diálogo com o Currículo da Educação Básica.

Na programação, uma contextualização do Percurso Formativo Projeto Enkatus;  e apresentações de siriri de Roda e de Fila; Cirandas da cultura popular - diversos estados brasileiros; Poemas de Poetas Matogrossense; Lenda regional pela unidades e outros.   

SERVIÇO

I Seminário de Educação da Rede municipal: Educação Básica como Direito e II Seminário Integrador da Rede Municipal de Cuiabá

Data: 27 de novembro a 02 de dezembro

Horário: das 08:00 as 18:00 horas e das 19:00 às 21:30 horas

Local: Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS), Auditório da SME e unidades educacionais urbana e do campo.