Educação / Pnaic

12 de Março de 2015 14h43

Seminário encerra atividades de programa federal de alfabetização em Cuiabá

12/03/2015

ROSANE BRANDÃO

Cerca de 800 profissionais da educação de Cuiabá participam neste sábado (14) do seminário local do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O evento será realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, a partir das 8h.

O seminário encerra as atividades do Pnaic 2014 e vai reunir professores alfabetizadores e coordenadores pedagógicos que trabalham com o programa nas escolas da rede municipal.

Durante o seminário os profissionais participarão de mesa redonda, cujos temas serão “A sequência didática em sala de aula” e “Alfabetização Matemática: construindo conceitos”.

O evento também contará com a palestra “Literatura Infantil: diálogos possíveis nas práticas de alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática”, proferida pela coordenadora do Pnaic em Cuiabá, Eliane Quinhone. 

O Pacto Nacional pela Alfabetização na idade Certa é um compromisso assumido pelos governos federal, estadual e municipal, com o objetivo de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade e até o final do 3º ano do ensino fundamental. 

Além de alfabetizar todas as crianças em Língua Portuguesa e em Matemática, o compromisso firmado no pacto garante a formação de todos os professores alfabetizadores do 1º ao 3º ano do ensino fundamental e a realização de avaliações anuais aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aos alunos do 3º ano.

Em 2014, a Secretaria Municipal de Educação proporcionou a formação continuada a 730 professores, sendo 600 alfabetizadores e 130 coordenadores e assessores pedagógicos, que atuam como orientadores de estudos.

A formação continuada desses professores iniciou em 2013 com duração de dois anos. Em 2013, o curso foi voltado para a Língua Portuguesa, com foco no letramento. Ano passado o foco da formação foi o conceito básico da Matemática.

Segundo Eliane Quinhone, a formação do Pnaic em Cuiabá integra oito polos, envolvendo 74 escolas da rede municipal e beneficiando aproximadamente cinco mil alunos.