Educação / EJA

24 de Setembro de 2015 15h40

Seminário discute políticas públicas para a educação de jovens e adultos

24/09/2015

ROSANE BRANDÃO

Divulgação Secretaria Municipal de Educação

Pelo menos 200 pessoas, entre gestores, profissionais da educação e alunos, participaram nesta quarta-feira (23) do primeiro dia do Seminário de Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Cuiabá. Este ano o seminário tem como tema “A Constituição do humano nos diversos espaços de vivências sociais”. 

A diretora-geral de gestão educacional, Elenir Honório do Amaral, destacou a importância da realização do seminário para debater sobre políticas públicas para a EJA. Segundo a diretora, um dos grandes problemas enfrentados nessa modalidade de ensino é a evasão escolar, por isso é preciso que haja mobilizações, não só no âmbito municipal, mas também por parte do Estado e União, para que os alunos, que são o sujeito nesse processo, sejam ouvidos a fim de buscar soluções para enfrentar essa questão. 

A rede municipal de ensino de Cuiabá atende 1.562 alunos na EJA, matriculados no primeiro segmento (alfabetização) e segundo segmento (anos iniciais e anos finais) e distribuídos em 13 escolas. Desse total, 134 alunos estão matriculados no Centro de Ressocialização de Cuiabá, na Penitenciária Central do Estado e no presídio feminino Ana Maria do Couto May. 

Conforme a diretora de Ensino, Vanilda Mendes, o desafio na educação de jovens e adultos é muito grande, pois além de buscar medidas para evitar a evasão dos alunos, também é preciso trabalhar para reduzir a taxa de analfabetismo. “Precisamos traçar caminhos e possibilidades para garantir o acesso à educação a todas as pessoas que não tiveram oportunidade na idade certa”, disse a diretora. 

A dona de casa Neide Maria de Arruda, 54 anos, é uma das alunas dessa modalidade de ensino. Ela não teve a oportunidade de estudar na idade certa, mas não desistiu do sonho de frequentar uma escola. Hoje ela faz o segundo segmento na escola municipal Jesus Crianças. “Não estudei porque o meu pai não deixou, ele achava que estudo era bobagem. Além disso, tive filhos muito cedo, com 16 anos, e precisava cuidar deles e da casa”, contou dona Neide, acrescentando que ainda sonha em fazer uma faculdade. “Se Deus me ajudar ainda vou ser professora”.

O seminário ocorre na no Hotel Fazenda Mato Grosso e a programação segue até sábado. Na sexta-feira (25) será das 12h às 18h30 e inclui a apresentação das práticas pedagógicas na EJA da rede municipal de Cuiabá e a palestra “Espaços de vivências dos sujeitos da EJA”, proferida pela professora doutora Jane Paiva da universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

O seminário será encerrado no sábado de manhã com a palestra “EJA: Efetivação do direito à educação pública com qualidade social”, proferida pela professora doutora Jaqueline Ventura, da Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ).