Educação / FORMAÇÃO

22 de Novembro de 2018 09h20

Seminário de Educação abre inscrições para profissionais de toda a baixada cuiabana

22/11/2018

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

A partir de hoje (22) estão abertas as inscrições para os profissionais de Educação de Cuiabá e baixada cuiabana, interessados em participar do II Seminário de Educação da Rede Municipal – Educação Básica como Direito e III Seminário Integrador da Rede Municipal de Ensino. As inscrições poderão ser feitas pelo link https://goo.gl/forms/lT6f6Sr76A99T6P92. O evento será realizado no período de 27 a 30 de novembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso.

Voltado para os profissionais da rede pública municipal de ensino, em razão dos temas que serão abordados e sua importância para o sistema de Educação do Município, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro e o secretário de Educação, Alex Vieira Passos, decidiram abrir as inscrições para todos os profissionais da área.

Cerca de 1.500 profissionais da rede pública municipal de Cuiabá, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA/Campo), além de gestores e assessores da Secretaria Municipal de Educação – SME devem passar por dia pelas palestras, mesas redondas, exposição e grupos de trabalho.

O secretário de Educação, Alex Vieira Passos destacou a importância do Seminário, que encerra o ano letivo com mais um grande momento de formação, de reflexão sobre as ações pedagógicas e de valorização profissional.

“A valorização dos profissionais e a melhoria do processo ensino/aprendizagem a partir do aprofundamento das reflexões ligadas ao processo educativo, é uma das prioridades do Prefeito Emanuel Pinheiro para a Educação. Durante o Seminário, também estaremos possibilitando a socialização das práticas realizadas pelas unidades educacionais e valorizando o trabalho em sala de aula, realizado por esses profissionais”, destacou.

 

Palestras

A palestra de abertura do Seminário da Educação abordará ‘Os desafios dos educadores na construção de uma escola democrática e humana na contemporaneidade’, no dia 27, às 9h. A palestrante será a Profª. Drª. Viviane de Souza Mosé, psicóloga e psicanalista, especialista em políticas públicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFE), mestra e doutora em filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ).

Durante o evento, Viviane Mosé irá fazer um momento de autógrafo.

No dia 29, pela manhã, a palestra será sobre as ‘Contribuições da Neurociência para o desenvolvimento e as aprendizagens das crianças na infância’, com a palestrante Profª. Drª Elvira de Souza Lima, pesquisadora em desenvolvimento humano, com formação em neurociências, psicologia, antropologia e música. À noite, o tema será ‘O que é mesmo avaliar as aprendizagens’, com a Profª. Drª. Jussara Hoffmann, uma das maiores especialistas em avaliação da aprendizagem do país.

A última palestra do evento, no dia 30, pela manhã, será sobre o tema ‘Currículo, cultura e conhecimento na Educação Básica na perspectiva da formação humana integra’, com a Profª. Drª. Jaqueline Moll, professora universitária e uma das principais referências sobre a Educação Integral.

No dia 28, acontece o III Seminário Integrador da Rede Municipal de Cuiabá com mostra das experiências dos profissionais nas escolas. Nos períodos da manhã, tarde e noite, serão realizados dez grupos de trabalho, sessão de pôsteres, palestra e uma mesa redonda.

Nos GT’s os profissionais vão apresentar as práticas pedagógicas desenvolvidas nas várias modalidades de ensino e às 19 horas haverá uma palestra sobre a Educação de Jovens e Adultos com ênfase na juventude e uma mesa redonda, com o tema ‘Inserção e transição da criança da primeira para a segunda infância’.

 

Serviço

II Seminário de Educação da Rede Municipal e III Seminário Integrador da Rede Municipal de Cuiabá

Data: 27 a 30 de novembro

Local: Hotel Fazenda Mato Grosso